Huaso de Sauzal Garnacha 2013, El Viejo Almacén de Sauzal

Renán Cancino é uma das referências dos vinhos elaborados com métodos tradicionais no Chile. Se o terremoto de 2010 no país andino foi uma tragédia para muitos, representou um ponto de referência para Cancino, que elaborou vinhos nesta safra com baixíssima intervenção. E adorou os resultados. Daí em diante, elabora seus vinhos de acordo com técnicas ancestrais, incluindo desengace das uvas usando zaranda (uma espécie de peneira feita de bambu) e fermentação em tanques de rauli (uma madeira típica do Chile).

O Huaso de Sauzal Garnacha 2013 é um de seus monovarietais, elaborado a partir de cerca de 5 hectares de vinhedos plantados com vinhas velhas de pé-franco, com cultivo orgânico (não certificado) em solos de granito. Após colheita manual, as uvas foram desengaçadas e passaram por fermentação com uso exclusivo de leveduras indígenas por 21 dias, com decantação por sete dias. O vinho passou por doze meses em barricas usadas, para ser engarrafado sem filtração, colagem ou adição de sulfitos;

Degustando

Um vinho de muita vivacidade que surpreendeu em uma prova às cegas, demonstrando personalidade própria e complexidade. No visual, mostrou coloração rubi com notas de evolução e concentração média, trazendo um olfativo complexo e intenso. Destaque para os aromas de eucalipto e frutas vermelhas frescas (sobretudo framboesa), acompanhados por notas florais (rosas) e leve toque de couro.

Na boca, um Grenache de acidez intensa, taninos arenosos e presentes, além de corpo médio. Mostrou muita vivacidade, com presença de fruta levemente doce e picante no palato, boa profundidade (muita matéria e meio de boca), fresco e elegante. Os vinhos do El Viejo Almacén são trazidos para o Brasil pela Domínio Cassis e esta cuvée pode ser encontrada, para safras mais recentes, na faixa de R$ 230.

Nome do VinhoHuaso de Sauzal Garnacha Safra2013Produtor El Viejo Almacén de SauzalEnólogoRenan CancinoUvasGarnachaSoloGranitoGraduação Alcoólica13,5%Sede da VinícolaSauzal (Cauquenes)DenominaçãoValle del MaulePaísChileAgriculturaOrgânica não certificadaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilDominio Cassis

O post Huaso de Sauzal Garnacha 2013, El Viejo Almacén de Sauzal apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.