Juan Carrau Cabernet Sauvignon 2009, Atelier Carrau

A família Carrau, apesar de uruguaia, tem sua trajetória intrinsicamente ligada também com o vinho brasileiro. O envolvimento da família com o Brasil começou na década de 1960, com Juan Francisco Carrau Pujol e agora segue com a geração seguinte. Destaque para as atividades de Juan Carrau-Bonomi, que, além de professor na Universidade de Caxias do Sul, criou o Atelier Carrau em 2003.  

O Juan Carrau Cabernet Sauvignon 2009 é um dos destaques da linha de vinhos do Atelier Carrau. As uvas de Cabernet Sauvignon são provenientes do vinhedo La Mañana, em Santana do Livramento, na Campanha Gaúcha. Este vinhedo foi um dos primeiros com certificação orgânica no Brasil, obtida em 1994 e agora conta também com uso de práticas biodinâmicas. Na vinificação, a fermentação ocorreu em tanques de aço inox com leveduras selecionadas e controle de temperatura, para posterior fermentação malolática. É um tinto que atingiu estágio mais avançado de evolução, porém sem passar pelo processo oxidativo, pois não seu amadurecimento foi feito de maneira redutiva, em tanques de inox, sem qualquer passagem por madeira.

Degustando

Um Cabernet Sauvignon intrigante, com estilos completamente distintos entre olfativo e gustativo. No visual, mostrou coloração granada de média concentração, com o nariz marcada por aromas de frutas secas (uva passa e ameixa seca), acompanhadas por notas de ervas verdes, violeta, incenso e especiarias, com cravo em maior destaque.

A boca, por sua vez, se mostrou inteiramente diferente. Um vinho seco, de acidez adequada e corpo médio a leve, com taninos ainda bem presentes. A abundância de notas herbáceas e de frutas doces evoluídas do nariz não se repetiu na boca, evidenciando um vinho mais austero, elegante e de estrutura média. Esta cuvée podia ser encontrada no site da Cavista, onde era oferecida a R$ 169,90 em fevereiro de 2022.  

Nome do VinhoJuan Carrau Cabernet SauvignonSafra2009Produtor Atelier CarrauEnólogoJuan Carrau-BonomiUvaCabernet SauvignonSoloArenoargilosoGraduação Alcoólica12,7%Sede da VinícolaCaxias do Sul (Rio Grande do Sul)DenominaçãoCampanha Gaúcha IGPaísBrasilAgriculturaBiodinâmicaVinificaçãoConvencional

O post Juan Carrau Cabernet Sauvignon 2009, Atelier Carrau apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.