La Chamade 2005, Annie et Philippe Bornard

Philippe Bornard, praticamente vizinho de Pierre Overnoy, ganhou destaque pelos seus vinhos, sobretudo aqueles elaborados com uvas tintas populares no Jura. Porém, ao contrário de muitos produtores da região, buscou utilizar frutas com ponto de maturação mais avançado. O resultado, sobretudo para a Poulsard, são vinhos com mais fruta, taninos e extrato, além de coloração mais intensa.

O Le Chamade 2005 foi uma de suas primeiras cuvées tintas, elaborado a partir de seus vinhedos de cultivo orgânico, embora a certificação tenha sido obtida somente em 2010. Na vinificação, as uvas foram fermentadas com uso exclusivo de leveduras indígenas em tanques de fibra de vidro, com maceração de três semanas. O vinho passou 12 meses em foudre de carvalho antigo e foi engarrafado sem filtração ou colagem.

Degustando

Algumas vezes os vinhos de Bornard mostram variações, porém este Poulsard evoluiu muito bem, se mostrando elegante e integrado 17 anos após sua safra. No visual, mostrou coloração granada com baixa concentração, enquanto o destaque no olfativo ficou com aromas de frutinhas vermelhas e pitanga, com notas de pimenta branca e ervas secas.

Na boca, um vinho de acidez intensa, taninos leves e corpo discreto. Em linha com o que se espera da Poulsard, se mostrou delicado, elegante e fresco, com notas sanguíneas e levemente terrosas no palato, mas perfeitamente integrado e com longa persistência. Nos vinhos da Domaine Bornard, agora administrada por Tony, filho de Philippe, não são importados para o Brasil, e safras mais recentes desta cuvée são vendidas na Europa na faixa de € 45.

Nome do VinhoLa Chamade Safra2005Produtor Annie et Philippe BornardEnólogoPhilippe BornardUvaPoulsardSoloCalcárioGraduação Alcoólica12,8%Sede da VinícolaPupillin (Bourgogne Franche-Comté)DenominaçãoArbois PupillinPaísFrançaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilNão é importado

O post La Chamade 2005, Annie et Philippe Bornard apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.