La Charme aux Prêtres 2016, Sylvain Pataille

Quando se fala de vinhos brancos, Sylvain Pataille divide suas atenções entre Chardonnay e Aligoté, elaborando diversas cuvées destas duas variedades típicas da Borgonha. Mas é a partir do vinhedo de La Charme aux Prêtres que ele elabora os seus vinhos mais exclusivos destas duas variedades. Este lieux-dit, também conhecido como Les Rosey, tem uma longa história e foi possivelmente plantado por ordens religiosas. Charme é uma palavra que designa um local com poucas plantas e Prêtres significa “padres”.

Este vinho foi elaborado a partir de videiras plantadas em 1985 e com certificação orgânica pela Ecocert desde 2008 e uso de diversas práticas biodinâmicas. Por conta da composição do solo (calcário do tipo Ostrea acuminata), o próprio Sylvain acredita que este terroir aporta uma mineralidade redutiva ao vinho. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram fermentadas exclusivamente com leveduras indígenas, para posterior estágio de 24 meses em barricas de carvalho francês (cerca de um terço delas novas). O vinho foi engarrafado após leve adição de sulfitos.

Degustando

Um vinho de muita elegância e precisão, aquele estilo de Chardonnay direto e vertical que deixa a boca salivando. No visual, mostrou uma coloração amarelo palha, com o olfativo dominado por aromas de frutas brancas (pera), cítrico, flores brancas e uma inconfundível nota de pedra molhada.

Na boca, trouxe acidez cortante, corpo médio e uma boa presença de fruta. Um vinho de alta qualidade, com um meio de boca muito pleno e envolvente, porém fresco e vertical, com excelente textura e longa persistência. Já muito agradável, mostra potencial para evoluir e ganhar ainda mais camadas. Os vinhos de Sylvain Pataille são trazidos para o Brasil pela Anima Vinum e esta cuvée era oferecida no final de 2021 a R$ 994.

Nome do VinhoLa Charme aux PrêtresSafra2016Produtor Sylvain PatailleEnólogoSylvain Pataille UvaChardonnaySoloCalcárioGraduação Alcoólica12,5%Sede da vinícolaMarsannay  (Bourgogne-Franche-Comté)DenominaçãoMarsannay PaísFrançaAgriculturaOrgânica certificadaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilAnima Vinum

O post La Charme aux Prêtres 2016, Sylvain Pataille apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.