La Grande Année 1997, Champagne Bollinger

Boa parte das principais Maisons da Champagne elabora, em safras selecionadas, uma cuvée a partir de uvas de seus melhores vinhedos. Exemplos são a Winston Churchill da Pol Roger, Comtes de Champagne da Taittinger e La Grande Dame da Veuve-Clicquot. No caso da Bollinger, embora não seja sua cuvée mais exclusiva (que segue sendo a Bollinger Vieilles Vignes Françaises), este papel é assumido pela Grande Anée, que foi lançada com este nome pela primeira vez em 1976.

Elaborada exclusivamente com uvas de vinhedos Grands Crus e Premiers Crus, a Grande Anée em 1997 foi um corte de 65% Pinot Noir e 35% Chardonnay. Foram uvas de 16 villages (as principais sendo Aÿ, Bouzy, Louvois, Verzenay e Mareuil-sur-Aÿ para Pinot Noir, e Mesnil-sur-Oger, Oger, Cuis, Cramant and Chouilly para a Chardonnay. Cerca de 75% das uvas foram originárias de vinhedos Grands Crus e 25% de Premiers Crus.

Na vinificação, a primeira fermentação foi 100% realizada em barris de carvalho, todos com mais de cinco anos de uso, sendo que as uvas provenientes de Grands Crus foram fermentadas em pequenos barris de carvalho (205, 225 e 410 litros). O vinho passou por pelo menos cinco anos com suas lias em garrafas e, após desgorgement manual, recebeu uma dose baixa (7 a 9 g/L) de licor de expedição.

Degustando

Um Champagne no seu auge, combinando elegância e uma estrutura de boca impecável. No visual, mostrou perlage fino e coloração dourada, com o olfativo marcado por aromas de leveduras, brioche, e avelã, com notas oxidativas muito discretas.

Na boca, um vinho fresco e de acidez marcante, com múltiplas camadas e muita estrutura. Elegante, untuoso e cremoso, daqueles Champagnes que fazem o coração bater mais forte. Os vinhos da Bollinger são importados para o Brasil pela Mistral e uma safra mais recente desta cuvée era vendida a R$ 1.821 em fevereiro de 2022.

Nome do VinhoLa Grande Année Safra1997Produtor Champagne BollingerEnólogoGérard LiotUvasPinot Noir, ChardonnaySoloCalcárioGraduação Alcoólica12%RegiãoAÿ (Marne)DenominaçãoChampagnePaísFrançaAgriculturaTradicionalVinificaçãoTradicionalImportadorMistral

O post La Grande Année 1997, Champagne Bollinger apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.