Lanzaga 2012, Bodega Lanzada

Telmo Rodríguez é um vinhateiro de grande reputação na Espanha, que, além de trabalhar como enólogo na Remelluri, desenvolve também seu projeto pessoal, atuando em diversas regiões do país, como Ribera del Duero, Toro, Cigales, Navarra, Rueda, Rioja, Alicante e Málaga. Na Rioja, centralizou seus esforços em vinhedos antigos na região de Lanciego, em Álava.

O Lanzaga 2012 foi elaborado a partir de uvas de cultivo cultivo orgânico, com uso de práticas biodinâmicas, provenientes de parcelas próprias nos vinhedos Paraje Atalaya, Majadales, Arroyo la Losa, Pasocastillo e Soto. A Tempranillo faz a maioria do corte, que contém também Garnacha e Graciano, todas de vinhas velhas plantadas entre 500 e 600 metros acima do nível do mar.

Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram fermentadas com uso exclusivo de leveduras indígenas em cubas de cimento de capacidade para 6.500 e 8.000 litros. O vinho passou por estágio de 14 meses em foudres de 1.500 a 2.000 litros e em barricas de 225 litros de carvalho francês. Por decisão da vinícola, não foi classificado dentro da escala da Rioja (Reserva, Crianza, etc), embora tivesse tempo suficiente no carvalho para isso.

Degustando

Um vinho de ótima qualidade, porém lembrando mais um Ribera del Duero ou mesmo um Toro, com muita potência e bom equilíbrio. No visual, mostrou coloração rubi e concentração média, enquanto no olfativo abriu com leve redução, rapidamente substituída por aromas de fruta negra madura e alcaçuz, com notas ferrosas e de erva doce.

Na boca, um corte Riojano de alta acidez, taninos secos e poeirentos, além de corpo médio a alto, que bem refletiu a safra mais seca em cerca de 50 anos. Um vinho seco, austero, profundo e intenso, mas equilibrado por um bom frescor. Trouxe um toque ferroso também na boca e evoluiu bem após aberto, certamente um vinho que merecia um decanter. Os vinhos de Telmo Rodriguez são trazidos para o Brasil pela Mistral e esta cuvée podia ser encontrada no site da importadora a R$ 376 em outubro de 2021.

Nome do VinhoLanzagaSafra2012Produtor Bodega LanzadaEnólogosTelmo Rodríguez, Pablo EguzkizaUvas Tempranillo, Garnacha, GracianoSoloArgilo calcárioGraduação Alcoólica14%Sede da vinícolaLanciego (Álava)DenominaçãoRiojaPaísEspanhaAgriculturaOrgânica certificada, biodinâmicaVinificaçãoBaixa Intervenção

O post Lanzaga 2012, Bodega Lanzada apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.