Le Cigare Blanc 2007, Bonny Doon Vineyard

Quem conhece o trabalho de Randall Grahm dificilmente não o coloca entre um dos mais criativos vinicultores da California. Após um início de carreira com foco na Pinot Noir, concluiu que as variedades de melhor adaptação à região de Santa Cruz, onde se estabeleceu, seriam aquelas originárias do Rhône. Desde então, seus vinhos de maior sucesso seguem este conceito, ao menos até 2020, quando Randall vendeu a vinícola.

O La Cigare Blanc 2007 é um deles. Embora sua composição tenha mudado nas últimas safras, na época foi um corte de 64,3% Roussanne e 35,7% Grenache Blanc. As uvas, de cultivo biodinâmico, são provenientes do vinhedo Beeswax, na Arroyo Seco AVA, Monterrey. Após colheita manual, as uvas passaram por fermentação a frio separadas por varietal, inicialmente em tanque de inox e depois em barris. O vinho fez estágio de seis meses em barris de carvalho francês usado, com suas lias, passando por colagem usando bentonita antes do engarrafamento.

Degustando

Se muitos brancos do Rhône mostram uma impressionante capacidade de evolução, o mesmo pode ser dito deste vinho, feito na California. No visual, mostrou coloração amarelo brilhante, ainda com reflexos verdeais, com o olfativo marcado por intensos aromas florais (jasmim), acompanhados por notas de baunilha, ervas secas, seiva, mel de laranjeira e frutas brancas (pera).

Na boca, um vinho de boa acidez, porém encorpado e untuoso. Daqueles brancos mais “gordos” e com presença de notas distintas de frutas brancas e madeira, se mostrou totalmente íntegro após quase 15 anos de garrafa. Um vinho potente, mas com bom equilíbrio e um final de boca com notas de ervas secas, toque salino e leve amargor. No passado era importado para o Brasil pela Vinci, mas não mais, e safras mais recentes podem ser encontradas nos Estados Unidos na faixa de US$ 17.

Nome do VinhoLe Cigare Blanc Safra2007Produtor Bonny Doon VineyardEnólogoRandall GrahmUvasRoussanne, Grenache BlancSoloAreno argilosoGraduação Alcoólica14,6%Sede da vinícolaSanta Cruz (California)PaísEstados UnidosAgriculturaBiodinânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilVinci

O post Le Cigare Blanc 2007, Bonny Doon Vineyard apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.