Le Cigare Blanc 2019, Bonny Doon Vineyard

Randall Grahm ficou conhecido pelo seu trabalho com variedades do Rhône na região de Santa Cruz, na California. Grande parte de seus vinhos é elaborada com variedades tradicionais desta região francesa, porém combinando as características da viticultura local com referências ao Rhône. E uma das referências mais curiosas diz respeito ao OVNI no rótulo de seus vinhos.  Em 1954, as autoridades de Chateauneuf-du-Pape estavam apreensivas com OVNIs ou “charutos voadores” e seus efeitos sobre os vinhedos. Neste contexto, aprovaram uma medida proibindo o pouso de discos voadores na região, algo que Grahm soube explorar com bom humor.

Na safra de 2019, o Le Cigare Blanc foi um corte de 60% Grenache Blanc, 32% Vermentino e 8% Clairette Blanche, com 92% das uvas, de cultivo biodinâmico, provenientes do vinhedo Beeswax e 8% de uma parcela em Creston Ridge. Na vinificação, após colheita manual, as uvas passaram por fermentação a frio separadas por varietal em tanques de inox. O vinho fez estágio de dez meses em barris de carvalho francês usado, passando por colagem usando bentonita antes do engarrafamento.

Degustando

Um corte freco e agradável, onde aas características da Vermentino chamaram mais a atenção. No visual, mostrou coloração amarelo palha, com um olfativo marcado por aromas de frutas brancas (pera) e cítricos (lima da Pérsia), acompanhados por notais florais e minerais (pedra molhada).

Na boca, um vinho de boa acidez, que abriu bem alta e diminuiu gradualmente no palato, corpo médio e leve textura. Um vinho muito correto e de boa estrutura, sem grande complexidade, mas fresco e agradável. Os vinhos da Bonny Doon eram importados no passado pela Vinci, mas não são mais trazidos ao Brasil. Nos Estados Unidos, esta cuvée custa cerca de US$ 16.

Nome do VinhoLe Cigare Blanc Safra2019Produtor Bonny Doon VineyardEnólogoRandall GrahmUvasGrenache Blanc, Vermentino, Clairette BlancheSoloAreno argilosoGraduação Alcoólica13,5%Sede da vinícolaSanta Cruz (California)PaísEstados UnidosAgriculturaBiodinânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilNão é mais importado

O post Le Cigare Blanc 2019, Bonny Doon Vineyard apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.