Le Cigare Volant 2006, Bonny Doon Vineyard

O incansável enólogo e empreendedor norte-americano Randall Grahm entrou no mundo do vinho por conta de sua paixão pela Pinot Noir. Porém, rapidamente percebeu que o terroir da região onde decidiu criar sua vinícola, em torno de Santa Cruz, na California, não era adequado para esta delicada variedade originária da Borgonha. Com clima quente e seco, as características se assemelham mais ao Mediterrâneo e, por conta disso, Grahm decidiu apostar nas uvas do Rhône.

O Le Cigarre Volant é o seu vinho mais reconhecido e, na safra 2006, foi elaborado como um corte de 43,6% Syrah, 43,5% Grenache, 11,7% Cinsault, 1,1% Mourvèdre e 0,1% Carignan. As uvas são originárias de diversos vinhedos de cultivo orgânico e sustentável da região, (28% de Ca’ del Solo, 21% de Bien Nacido, 17% de Besson, 12% de Thoma, 12% de Woock, 5% de Wensell, 4% de Chequera e 1% Gonsalves. Na vinificação, uma verdadeira salada de frutas de várias técnicas: fermentação com leveduras indígenas e adicionadas, baixo uso de sulfitos, uso de chips de carvalho não tostado, culturas maloláticas e estágio em barricas de carvalho francês.

Degustando

Uma surpresa muito agradável, um corte com uvas do Rhône já perfeitamente integrado e com ótima complexidade. No visual, mostrou coloração rubi com leve evolução e concentração média, com o olfativo marcado por aromas de frutas vermelhas e negras (ameixa), pimenta do reino e especiarias, acompanhados por notas de cedro, leve eucalipto e alcaçuz.

Na boca, um vinho de alta acidez, corpo médio, taninos granulosos presentes, mas já plenamente integrados. Mostrou vivacidade e frescor, com fruta bem presente também no palato, muita tensão e boa estrutura. Com leves notas terrosas, fechou longo e com final de boca especiado e picante. Os vinhos da Bonny Doon Vineyards eram importados para o Brasil pela Vinci, e nos Estados Unidos são vendidos na faixa de US$ 25.

Nome do VinhoLe Cigare VolantSafra2006Produtor Bonny Doon VineyardEnólogoRandall GrahmUvasSyrah, Grenache, Cinsault, MourvèdreSoloAreno-argilosoGraduação Alcoólica13,3%Sede da vinícolaSanta Cruz (California)PaísEstados UnidosAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilNão é mais importado

O post Le Cigare Volant 2006, Bonny Doon Vineyard apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.