Le P’tit Ch’nin 2019, Domaine de la Garrelière

A Domaine de la Garrelière vem ganhando projeção cada dia mais como um dos mais dinâmicos produtores de vinhos de baixa intervenção da região de Touraine. Concentra sua produção em vinhos elaborados a partir das uvas autóctones da região, com 20 hectares plantados (12 com variedades brancas e 8 com tintas). Embora Sauvignon Blanc e Cabernet Franc detenham as maiores áreas de vinhedos, também a Chenin Blanc merece destaque.

Le P’tit Ch’nin 2019 foi elaborado a partir de uma parcela de 1,2 hectare, com vinhas de cinco a dez anos de idade e de cultivo biodinâmico certificado. Após colheita manual, na vinificação as passaram por prensagem leve, para posterior fermentação com uso de leveduras indígenas em tanques de inox por duas semanas. Antes do engarrafamento, o vinho passou por estágio de seis meses em barricas usadas, com suas lias.

Degustando

Um Chenin Blanc relativamente simples, mas delicioso, com muita personalidade e vivacidade. No visual, mostrou coloração amarelo brilhante, com o olfativo marcado por aromas de flores brancas, minerais (casca de ostras e benzina) e cítrico, com notas mais sutis de frutas brancas, ervas verdes e cera de abelha.

No palato, um vinho de acidez marcante, corpo médio e leve açúcar residual. Bem direto e vertical, trouxe bom peso de boca e textura bem definida. Já pronto para consumo, pode ganhar mais complexidade com um pouco mais de tempo em garrafa. Os vinhos da Domaine de la Garrelière são trazidos para o Brasil pela Wines4U e esta cuvée era oferecida a R$ 190 no site da importadora em março de 2022.

Nome do VinhoLe P’tit Ch’ninSafra2019Produtor Domaine de la GarrelièreEnólogoFrançois PlouzeauUva Chenin BlancSoloAreno Argiloso com sílexGraduação Alcoólica13,5%Sede da VinícolaRazines (Indre-et-Loire)DenominaçãoTouraine AOCPaísFrançaAgriculturaBiodinâmicaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilWines4U

O post Le P’tit Ch’nin 2019, Domaine de la Garrelière apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.