Les Chazaux Poulsard 2020, Nicolas Jacob

Um novo nome vem ganhando atenção no Jura pela qualidade de seus vinhos. Originário da região, Nicolas Jacob lançou seus primeiros vinhos em 2017, referentes à safra 2015. Após ter trabalhado com Jean Macle, Jacob ganhou vasta experiência como uma espécie de braço direito de Jean François Ganevat. Não é uma surpresa que seus vinhos apresentem um estilo similar, com muita profundidade e precisão.

O Les Chazaux 2019 foi elaborado a partir do vinhedo de mesmo nome, com presença de vinhas velhas (plantadas em 1985, 1989 e 1992). O vinhedo é cultivado de forma orgânica e com uso de princípios biodinâmicos nos solos de marga na comuna de Augea, no sul do Jura. Após colheita manual, as uvas (100% desengaçadas) passaram por fermentação com uso exclusivo de leveduras indígenas em demi-muids, onde permanecerem por 11 meses. Não houve uso de qualquer aditivo (nem mesmo sulfitos) e o vinho foi engarrafado sem filtração ou colagem.

Degustando

Um Poulsard elegante, com ótima profundidade e destacada qualidade de fruta. No visual, mostrou a típica coloração desta variedade, com reflexos granada e baixa concentração, com o olfativo marcado por aromas intensos de morango, framboesa, com notas especiadas e leve toque de ervas verdes.

Na boca, um vinho de alta acidez, tanino fino e corpo médio. Chamou a atenção pela profundidade e presença de frutas vermelhas muito puras, harmonizadas em uma boa estrutura. Um Poulsard direto, levemente picante, vibrante e de textura sedosa, fácil de beber, mas sem abrir mão da complexidade. Os vinhos de Nicolas Jacob ainda não são importados para o Brasil e esta cuvée é vendida na Europa na faixa de € 42.

Nome do VinhoPoulsard Safra2020Produtor Nicolas JacobVinhateiroNicolas JacobUvaPoulsardSoloMarga (Calcário)Graduação Alcoólica12,5%Sede da vinícolaCesancey (Bourgogne-Franche-Comté)DenominaçãoCôtes du JuraPaísFrançaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilNão é importado

O post Les Chazaux Poulsard 2020, Nicolas Jacob apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.