Les Terres Blanches 1er Cru Blanc 2008, Domaine des Perdrix

Embora possua vinhedos em outras partes da Borgonha, a Domaine des Perdrix tem um apego especial a um trecho de parcelas Premier Cru, dentro da denominação de origem Nuits-Saint-Georges. Além do quase monopole (possuem 99%) Aux Perdrix, possuem parcelas no climat vizinho Terres Blanches, também classificado como Premier Cru.

Se os vinhos tintos dominam Nuits-Saint-Georges (apenas com quase 97% da produção), este Premier Cru Les Terres Blanches 2008 aparece como exceção. Foi elaborado a partir de videiras de Chardonnay de cultivo sustentável, plantadas no climat de mesmo nome, localizado na commune de Premeaux-Prissey. Na vinificação, após colheita manual, as uvas passaram por prensagem em prensa pneumática, com fermentação alcoólica, malolática e amadurecimento sendo realizado em barris de carvalho, dos quais 50% de primeiro uso.

Degustando

Um vinho surpreendente pela sua tensão e mineralidade, que certamente refletiu a maior altitude e os solos com alta proporção de calcário deste vinhedo. No visual, mostrou coloração amarelo brilhante com leves reflexos de evolução, enquanto o olfativo foi marcado por notas florais, carambola e frutas brancas (pêssego), com toques de baunilha e discreto oxidativo.

Na boca, este Chardonnay mostrou alta acidez e corpo médio, um vinho vertical e com muita tensão. O que talvez tenha faltado em termos de profundidade e textura foi compensado por muita vivacidade e frescor, com discreta presença de frutas brancas no palato e fim de boca longo e levemente salino. Os vinhos da família Devillard são trazidos para o Brasil pela Worldwine, mas esta cuvée já estava esgotada no site da importadora. Na Europa, é comercializada na faixa de € 90.

Nome do VinhoLes Terres Blanches Blanc 1er Cru Safra2008Produtor Domaine des PerdrixEnólogoRobert VernizeauUvaChardonnaySoloArgilo-CalcárioGraduação Alcoólica12,5%Sede da VinícolaPremeaux-Prissey (Bourgogne-Franche-Comté)DenominaçãoNuits-Saint-Georges Premier CruPaísFrançaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilWorld Wine

O post Les Terres Blanches 1er Cru Blanc 2008, Domaine des Perdrix apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.