Listán Blanco de Canarias 2018, Viñatigo

A Bodegas Vinãtigo é um projeto que floresceu e ganhou escala nas Ilhas Canárias, através do trabalho de Juan Jesus. Ele, já da quarta geração de viticultores na ilha, supervisionou a vinícola por 25 anos, com foco principal nas uvas nativas da região. Nos últimos anos vem gradualmente passando o bastão para seus filhos Celia e Jorge Mendez, o último com formação em enologia em Madri.

O Listán Blanco 2018 faz parte da linha de monovarietais da Viñatigo, elaborado com uvas de cultivo orgânico (não certificado) da variedade de mesmo nome, que é conhecida também como Palomino Fino em boa parte da Espanha. As parreiras são, em sua maioria, vinhas velhas, boa parte mais que centenárias, plantadas entre 500 e 900 metros acima do nível do mar, em pé-franco nos solos vulcânicos jovens de Tenerife.

Na vinificação, a fermentação ocorreu com uso exclusivo de leveduras indígenas em tanques de inox, com temperatura controlada. O vinho passou por estágio em aço inox, para posterior colagem usando bentonita e leve adição de sulfitos antes do engarrafamento.

Degustando

Um vinho relativamente simples, mas que agradou pela tensão e salinidade, um excelente companheiro para frutos do mar frescos. No visual, mostrou coloração amarelo palha com reflexos verdeais, enquanto o olfativo foi marcado por aromas de pedra molhada e maresia, com notas de ervas secas e frutas brancas, com destaque para pera.

Na boca, um Listán Blanco muito seco, direto e vertical, que repetiu a salinidade registrada no olfativo. Um vinho leve, sem muita profundidade ou estrutura, com menos densidade de meio de boca, mas que ganhou pontos pelo frescor e verticalidade. Os vinhos da Viñatigo não são trazidos para o Brasil e esta cuvée é vendida na Europa na faixa de € 10.

Nome do VinhoListán Blanco de Canarias Safra2018 Produtor ViñatigoEnólogoJorge MendezUvaListan Blanco SoloVulcânicoGraduação Alcoólica12,5%Sede da VinícolaSanta Cruz de Tenerife (Canárias)DenominaçãoDOP Islas CanariasPaísEspanhaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilNão tem

O post Listán Blanco de Canarias 2018, Viñatigo apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.