Loureiro Tinto 2013, Bodegas Zarate

Para muita gente, a região das Rias Baixas, no noroeste da Espanha, é quase um sinônimo de vinhos brancos, tendo a Albariño como grande estrela. Porém, o que poucos sabem é que, no passado, as uvas tintas tinham uma presença preponderante na região. E esta tradição vem sendo resgatada por algumas vinícolas locais, entre elas a Zárate, liderada desde o início dos anos 2000 por Eulogio Pomares Zárate.

Um dos vinhos tintos produzidos por esta vinícola familiar é o Loureiro Tinto. Foi elaborado a partir de uvas de vinhas velhas (mais de 60 anos), cultivadas sem uso de pesticidas e herbicidas, em linha com os princípios da  agricultura orgânica. Após colheita manual, as uvas foram desengaçadas e fermentadas em um tanque de aço inoxidável aberto, com pigeáge por quatro semanas. Posteriormente, o vinho foi envelhecido por doze meses em um barril de 500 litros de carvalho francês de terceiro ano, onde passou por fermentação malolática. O vinho foi engarrafado sem filtração ou colagem.

Degustando

Um vinho que combinou elegância e leveza com uma personalidade que muito bem representou sua região de origem, com notas salgadas e de maresia, tanto no olfativo como gustativo. No visual, mostrou coloração rubi com reflexos romã e baixa concentração, enquanto o nariz foi marcado por aromas de groselha selvagem e goojeberry, com notas de ervas secas e maresia.

No gustativo, um monovarietal de alta acidez, taninos macios e integrados, com corpo médio. Um vinho muito fresco, direto e vertical, com textura fina e boa presença de fruta mais doce na boca, que criou um interessante equilíbrio com notas mais salgadas. Infelizmente é um vinho difícil de encontrar mesmo na Europa, em função de sua baixa produção (sempre abaixo de 750 garrafas por safra).

Nome do VinhoLoureiro Tinto Safra2013Produtor Bodegas ZarateEnólogoEulogio Pomares ZárateUvas LoureiroSoloGranitoGraduação Alcoólica11,50%Sede da vinícolaMeaño (Galicia)DenominaçãoRias BaixasPaísEspanhaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa Intervenção

O post Loureiro Tinto 2013, Bodegas Zarate apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.