Mais um lado de Nova York que você não conhecia: um vinhedo urbano

Vinhedos urbanos seguem ganhando espaço ao redor do mundo. Seja nos subúrbios de Viena, às margens dos canais de Veneza, no coração de Paris ou mesmo em uma estação de trem no Japão, cada vez mais espaços urbanos têm sido usados para o cultivo de uvas, destinadas para a elaboração de vinhos. E agora, a Urban Vineyards Association, que reúne mais de dez destas iniciativas, ganha mais um membro.

Nova York também tem seu vinhedo urbano! Na primavera de 2016 foi lançado o primeiro vinhedo urbano comercialmente viável em Nova York, fruto dos esforços da Rooftop Reds. Nos cerca de 1.400 metros quadrados do telhado de um edifício no Brooklyn Navy Yard foi plantado um vinhedo, composto de apenas de variedades tintas. Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Petit Verdot e Malbec foram as uvas escolhidas, trazendo à Big Apple um toque de Bordeaux.

Produção e visitas

O empreendimento contou com a experiência de profissionais da Cornell University e de produtores e consultores da região de Finger Lakes, que fica na parte norte do estado de Nova York e que atualmente conta com mais de 120 vinícolas. O vinhedo plantado no Brooklyn é capaz de produzir cerca de 200 a 250 garrafas de vinho ao ano, e complementa a oferta de vinhos oferecidos no local, que também funciona como um wine bar.

O vinhedo, que tem vistas privilegiadas de Manhattan, pode ser visitado, mas solicita reservas, que podem ser feitas através do site do projeto. Para quem quiser degustar os vinhos da Big Apple, os tintos 100% made in New York podem também ser consumidos no local. Porém, prepare o bolso: segundo o site do Rooftop Reds, a taça custa entre US$ 30 e 45, com a garrafa ficando entre US$ 500 e 1.000.

Fontes: Rooftop Reds; Urban Vineyards Association

Imagens: Michael Baragwanath via Pixabay; mídias socias da Rooftop Reds

O post Mais um lado de Nova York que você não conhecia: um vinhedo urbano apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.