Maranges Vieilles Vignes 2019, Bachelet-Monnot

Bachelet-Monnot é um nome que vem ganhando destaque na Borgonha, não somente por suas cuvées elaboradas a partir de uvas de vinhedos Grand Cru e Premier Cru em denominações de origem prestigiadas como Puligny-Montrachet, Bâtard-Montrachet e Chassagne-Montrachet. Sediada em Dezizes-les-Maranges, é também um dos produtores mais bem avaliados para os vinhos da região de Maranges.

Este Maranges Vieilles Vignes 2019 foi elaborado, como o nome indica, a partir de vinhas velhas (mais de 40 anos) de cultivo sustentável, provenientes de dois lieux-dits distintos (Les Artaux e Chamery). Na vinificação, 20% das uvas foram usadas com cachos inteiros, para fermentação com leveduras indígenas em barricas de 350 litros. O vinho passou por estágio de 18 meses em barricas de carvalho, das quais apenas 20% novas.

Degustando

Um vinho de muito potencial, que já mostrou atributos, apesar de ainda muito jovem. No visual, mostrou coloração rubi de baixa concentração, com o olfativo marcado por aromas de frutas vermelhas (com destaque para cerejas), com notas minerais e leve floral.

Na boca, um Pinot Noir de alta acidez, corpo médio, taninos bem presentes, mas ainda se integrando. Apesar de uma leve rusticidade, um vinho fresco, texturado, profundo e de boa estrutura. Com boa presença de fruta fresca no palato, se mostrou longo, certamente representa uma boa aposta de consumo futuro. A Clarets traz os vinhos da Bachelet-Monnot para o Brasil e esta cuvée estava disponível no site da importadora, sem considerar eventuais descontos, a R$ 582 em fevereiro de 2022.

Nome do VinhoMaranges Vieilles VignesSafra2019Produtor Bachelet-MonnotEnólogosAlexandre Bachelet, Marc BacheletUva Pinot NoirSoloArgilo CalcárioGraduação Alcoólica13,5%Sede da VinícolaDezizes-les-Maranges (Franche-Comté)DenominaçãoMarangesPaísFrançaAgriculturaSustentávelVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador Clarets

O post Maranges Vieilles Vignes 2019, Bachelet-Monnot apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.