Marsannay Chardonnay 2014, Sylvain Pataille

Sylvain Pataille é um dos nomes que vem ganhando destaque entre os produtores de vinhos de baixa intervenção na Borgonha. Baseado em Marsannay, no extremo norte da Côte de Nuits (é praticamente um subúrbio de Dijon), ele lançou seus primeiros vinhos em 2001. Desde então, aumentou sua área de vinhedos (atualmente controla 15 hectares), elaborando vinhos puros e de muita energia e elegância.

O Marsannay Blanc 2014 foi elaborado a partir das uvas de cinco parcelas distintas de vinhedos em Marsannay (entre eles Blungeys e Clos du Roy), plantadas em 1949, 1951, 1989, 2009 e 2012. Os vinhedos são certificados orgânicos pela Ecocert desde 2008 e Sylvain também usa diversos métodos biodinâmicos. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram fermentadas exclusivamente com leveduras indígenas, para posterior estágio de 18 meses em barricas (cerca de um terço delas novas). O vinho foi engarrafado após leve adição de sulfitos.

Degustando

Um vinho surpreendente, que chamou a atenção pelas suas características minerais, verticalidade e pureza de fruta. No visual, mostrou coloração amarelo palha, mantendo ainda reflexos verdeais mesmo sete anos após sua safra. Já no olfativo trouxe elegante mineralidade, na forma de pólvora e pedras molhadas, com leves notas cítricas, florais e de frutas brancas (pera e pêssego branco).

Na boca, um Chardonnay de muita tensão e energia, com acidez marcante e corpo médio.  Daqueles vinhos diretos e verticais, porém trazendo uma estrutura equilibrada, com boa textura e muito frescor e vivacidade. A ser revisitado e, confirmando estas características, certamente representa uma excelente compra ao valor de R$ 546 no site da Anima Vinum (preço de setembro de 2021).

Nome do VinhoMarsannay ChardonnaySafra2014Produtor Sylvain PatailleEnólogoSylvain Pataille UvaChardonnaySoloCalcárioGraduação Alcoólica13%Sede da vinícolaMarsannay  (Bourgogne-Franche-Comté)DenominaçãoMarsannay PaísFrançaAgriculturaOrgânica certificadaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilAnima Vinum

O post Marsannay Chardonnay 2014, Sylvain Pataille apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.