Marsannay La Montagne 2009, Olivier Guyot

Parte de uma família com longa tradição na viticultura, Olivier Guyot foi eleito como o enólogo-revelação da Borgonha em 2000 pela prestigiada publicação La Revue du Vin de France. Ele assumiu o controle da vinícola familiar em 1990 e desde então cuida de cerca de 15 hectares, divididos em pequenas parcelas situadas sobretudo em Marsannay, mas também em Gevrey-Chambertin e Vougeot.

O Marsannay La Montagne 2009 foi elaborado a partir de vinhas velhas (a mais antigas sob seu controle, com cerca de 80 a 90 anos de idade) e de cultivo sustentável. As videiras estão plantadas no climat Em La Montagne, de exposição sul e, como o nome indica, um dos mais altos dentro da denominação de origem Marsannay. Na vinificação, após colheita manual, as uvas passaram por fermentação em tanques por três a quatro semanas e o vinho fez estágio de 14 a 18 meses em barricas francesas de Troncet, das quais apenas 20% de primeiro uso. O vinho foi engarrafado sem filtração.

Degustando

Na maioria das vezes, os vinhos de Marsannay são conhecidos mais pela potência do que pela elegância. Este Pinot Noir, porém, se mostrou fino e elegante, refletindo a qualidade safra de 2009 e seu terroir privilegiado – um vinhedo mais fresco e que está na lista de candidatos para promoção para Premier Cru.  No visual, mostrou coloração rubi com evolução e concentração média, com o olfativo marcado por aromas de frutas vermelhas e couro, acompanhados por notas de cacau e chocolate amargo.

O principal destaque, porém, ficou na boca, com alta acidez, corpo médio, taninos sedosos e muito bem integrados. Este vinho se mostrou fresco e elegante, com boa presença de fruta também no palato, e muita vivacidade e equilíbrio. Uma excelente surpresa, até porque o próprio produtor coloca sua janela ideal de consumo entre seis e oito anos. Os vinhos de Olivier Guyot são atualmente trazidos para o Brasil pela Edega, mas esta cuvée está esgotada no site da importadora. Na Europa, safras mais recentes são vendidas na faixa de € 40.

Nome do VinhoMarsannay La Montagne Safra2009Produtor Olivier GuyotEnólogoOlivier GuyotUvaPinot NoirSoloArgilo CalcárioGraduação Alcoólica12%Sede da VinícolaMarsannay-la-Côte (Bourgogne-Franche-Comté)DenominaçãoMarsannayPaísFrançaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilEdega

O post Marsannay La Montagne 2009, Olivier Guyot apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.