Melissaki 2014, Lyrarakis

A Lyrarakis foi estabelecida em 1966 em Alagni, que fica a cerca de 45 minutos ao sul de Heraklion, a capital da ilha grega de Creta, mas lançou seus primeiros vinhos com rótulo próprio em 1992. O principal foco fica em variedades autóctones de Creta, com a vinícola recuperando algumas uvas locais praticamente extintas, como Dafni, Plyto e Melissaki.

O Melissaki 2004 foi uma das primeiras safras desta variedade autóctone, elaborado a partir de um vinhedo próprio, chamado Gero-detis, plantado em altitudes próximas a 500 metros acima do mar. Na época, os vinhedos eram cultivados de forma sustentável, mas a Lyrarakis vem trabalhando no sentido de obter certificação orgânica. Na vinificação, após colheita manual, as uvas passaram por maceração de duas semanas com suas cascas e foram fermentadas com leveduras indígenas em barris de carvalho francês usado, onde ficaram por mais dez semanas antes do engarrafamento.

Degustando

Um vinho surpreendente, que combinou tensão com a textura normalmente encontrada em vinhos laranja. No visual, mostrou coloração amarelo brilhante com reflexo verdeal, com um olfativo intenso e aromático, marcado por aromas cítricos (laranja kinkan), pêssego e maresia, acompanhados por notas de ervas verdes, tomilho e pedra molhada.

Na boca, um monovarietal de boa acidez e muita tensão, com corpo médio e quase tânico, com muita textura. Com boa estrutura e profundidade, trouxe também no palato notas cítricas e de pêssego branco, um vinho salino, picante e com ervas aromáticas em destaque. Alguns dos vinhos da Lyrarakis são trazidos para o Brasil pela Monte Dictis, mas essa cuvée não estava disponível. Um vinho da mesma linha, o Aggelis Liatiko 2016, era vendido na faixa de R$ 450 em março de 2022.

Nome do VinhoMelissakiSafra2014Produtor LyrarakisEnólogoMyriam AmbouzeUvaMelissakiSoloFranco arenosoGraduação Alcoólica12,5%Sede da vinícolaAlagni (Creta)PaísGréciaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilMonte Dictis

O post Melissaki 2014, Lyrarakis apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.