Mercurey Premier Cru Clos des Fourneaux 2016, Domaine du Four Bassot

Parte de uma família com tradição no cultivo de uvas na Borgonha desde o século XVII, Jean-Jacques Gault passou a elaborar vinhos em seu nome em 1980, já radicado em Saint‑Mard‑De‑Vaux, próximo a Mercurey, na Côte Chalonnaise. A partir de 1999 passou a contar com o apoio integral de seu filho, Sébastien, que atualmente toca a a vinícola. A partir de 27 hectares de vinhos, elaboram uma boa quantidade de cuvées, desde Crémant de Bourgogne e rosé até tintos e brancos (tanto Chardonnay como Aligoté).

Dentre os vinhos tintos elaborados, um dos destaques é o Mercurey 1er Cru Clos des Fourneaux, produzido a partir de um Monopole de vinhedos próprios, no lieut-dit de mesmo nome. As vinhas, de idade média de 28 anos, são cultivadas de acordo com os princípios da agricultura sustentável e rendimentos na faixa de 48 hectolitros por hectare.

Na vinificação, após colheita manual, as uvas (50% com cachos inteiros e as demais desengaçadas) foram fermentadas por 25 dias com temperaturas controladas em tanques de cimento. O vinho passou por estágio em barris de carvalho (25% novos, 25% de um uso, 25% de segundo uso e os demais de terceiro uso) por 14 meses, retornando por seis meses aos tanques.

Degustando

Um Pinot Noir de muita vivacidade e boa tensão, se apresentou como um vinho de ótimo custo-benefício. No visual, mostrou coloração rubi brilhante e baixa concentração, com o olfativo marcado por aromas de cereja madura e um agradável “pinosidade”, com notas de madeira e toque floral (rosas).

Na boca, um vinho de acidez marcante, corpo médio e taninos finos bem presentes. Trouxe bom frescor e elegância, um Mercurey leve, direto e vertical. Os vinhos da Domaine du Four Bassot são trazidos para o Brasil pela Anima Vinum, mas esta cuvée, adquirida em meados de 2021 a R$ 336, já estava esgotada no site da importadora no final de dezembro.

Nome do VinhoMercurey Premier Cru Clos des Fourneaux MonopoleSafra2016Produtor Domaine du Four BassotEnólogosJean-Jacques Gault, Sébastien GaultUvaPinot NoirSoloCalcárioGraduação Alcoólica12,5%RegiãoSaint‑Mard‑De‑Vaux (Bourgogne-Franche-Comté)DenominaçãoMercurey Premier Cru PaísFrançaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilAnima Vinum

O post Mercurey Premier Cru Clos des Fourneaux 2016, Domaine du Four Bassot apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.