Morgon 2020, Domaine Lapierre

Uma vinícola tradicional em ótimas mãos. Após o falecimento de Marcel Lapierre em 2010, houve quem acreditasse que o futuro da Domaine Lapierre estivesse em risco. Doze anos depois, este temor desapareceu completamente: os irmãos Mathieu e Camille Lapierre mantiveram a qualidade e se adaptaram aos impactos cada dia mais evidentes do aquecimento global.

O Morgon 2020 foi elaborado a partir de vinhas velhas (idade média de cerca de 70 anos), plantadas em solos de granito decomposto e cultivadas de forma orgânica. Na vinificação, após colheita manual, as uvas, com 100% de cachos inteiros, passaram por maceração semi-carbônica e fermentação com uso exclusivo de leveduras indígenas. O vinho passou por estágio de nove meses em barris de 216 litros e foi engarrafado sem filtração. No caso dos vinhos direcionados ao mercado externo, houve uma leve adição de sulfitos.

Degustando

Uma característica que marca os vinhos da Domaine Lapierre é a intensidade aromática de frutas vermelhas, em boa parte decorrente da prática de colher as uvas bem maduras. Curiosamente, para uma safra tão quente como 2020, este Gamay se mostrou mais fresco e equilibrado, o que pode indicar alguma mudança no procedimento de colheita. No visual, exibiu coloração rubi de média concentração, com o olfativo trazendo aromas mais presentes de ervas verdes, somados às tradicionais notas de especiarias doces, florais e frutas vermelhas.

Na boca, um vinho muito direto e vertical, com boa acidez, corpo médio e tanino ainda rústico e presente. Um vinho fresco e equilibrado, com ótima concentração de frutas também no palato, muito bem balanceadas. Os vinhos da Domaine Lapierre são trazidos para o Brasil pela WorldWine e esta cuvée, cortesia do amigo Alexandre, era oferecida a R$ 448 no site da importadora em fevereiro de 2022.

Nome do VinhoMorgonSafra2020Produtor Domaine LapierreEnólogosMathieu Lapierre, Camille LapierreUvaGamaySoloGranitoGraduação Alcoólica13,5%Sede da VinícolaVillié Morgon (Rhone-Alpes)DenominaçãoMorgonPaísFrançaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilWorld Wine

O post Morgon 2020, Domaine Lapierre apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.