Nebbiolos brasileiros em avaliação exclusiva pela primeira vez no país

 Mostra acontece no dia 2 de julho em Ijuí, no Rio Grande do Sul

Quatorze amostras de rótulos de diferentes vinícolas brasileiras, todas elas com vinho produzido apenas com a uva Nebbiolo vão passar pela 1ª avaliação de Nebbiolos nacionais. O painel, organizado por um grupo de vitivinicultores, deverá ter como avaliadores 24 profissionais: produtores, especialistas e técnicos que vão avaliar, às cegas, as amostras que podem ser inscritas até o dia 24 de junho.

“O objetivo é termos uma noção do produto que fazemos, para que possamos ter avaliação crítica e ao mesmo tempo cada um de nós realizar uma auto avaliação do que conseguiu e conquistou”, explica Marcio Bortolini, produtor e um dos organizadores da mostra.

A escolha pela Nebbiolo não foi por acaso: a ideia do grupo é fugir de variedades tradicionais, como Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon ou Sauvignon Blanc. A Nebbiolo, casta de origem italiana da região do Piemonte, responsável por grandes vinhos como Barolo e Barbaresco, é uma uva potente – e também de difícil adaptação.

Estão sendo recebidas amostras de rótulos de diferentes regiões do Brasil, a maior parte delas do Rio Grande do Sul. “São em sua maioria vinhos artesanais e de pequenas vinícolas, vinhos que expressam a alma do produtor e a essência dos pequenos locais, microclimas e diferentes terroirs”, completa Bortolini.

 A avaliação seguirá os padrões de concursos internacionais, a partir das normas da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV), seguidas também pela Federazione Italiana Sommelier Albergatori e Ristoratori (Fisar) e Associação Brasileira de Sommelier (ABS).

“Escolhemos Ijuí, na região Noroeste do Rio Grande do Sul, porque este local foi o berço da vitivinicultura no país, com plantios de Tempranillo e Cabernet Franc realizados pelos Jesuítas, nas Missões”, lembra o organizador da mostra. “E também para fugir do eixo das Serras – Gaúcha, Sudeste e Catarinense – ao mesmo tempo que marcamos esta como uma região a ser acompanhada na viticultura brasileira”.

O entusiasmo no grupo não para por aí: para outubro, no mesmo local, está prevista a primeira avaliação nacional somente de rótulos produzidos com Pinot Noir.

Informações e inscrições: (55)99963-2165

O post Nebbiolos brasileiros em avaliação exclusiva pela primeira vez no país apareceu primeiro em Brasil de Vinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.