Nuits-Saint-Georges 1er Cru Les Vignes Rondes 2011, Domaine Confuron-Cotetidot

A família Confuron tem uma longa tradição na Borgonha, mas a Domaine Confuron-Cotetidot tem uma história mais curta. Foi fundada em 1964 por Jack Confuron e atualmente é administrada pelos seus dois filhos, Jean-Pierre e Yves. No entanto, apesar de relativamente jovem, esta vinícola sediada em Vosne-Romanée goza de grande reputação na França. Por exemplo, seus dois principais executivos foram escolhidos como vinhateiros do ano de 2014 pela respeitada Revue du Vin de France.

O Nuits-Saint-Georges 1er Cru Les Vignes Rondes é uma das duas cuvées classficadas como Premier Cru elaboradas pela Confuron-Contetidot nesta denominação de origem. As uvas são provenientes de vinhas velhas, plantadas entre 1964 e 1979, de cultivo orgânico, porém sem certificação. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram fermentadas por cerca de duas semanas com 100% de cachos inteiros. O vinho passou por estágio de doze meses em barricas de carvalho majoritariamente usadas, para ser engarrafado sem filtração ou colagem.

Degustando

Um estilo de vinificação que talvez não tenha se adequado bem a uma safra difícil como 2011, resultando em um vinho excessivamente herbáceo e com uma austeridade marcante. No visual, mostrou coloração granada e concentração média, com o olfativo marcado por aromas herbáceos e de cereja azeda, com notas de terra molhada e feno.

Na boca, um vinho de acidez alta, com intensidade de fruta discreta, corpo médio e taninos quase mastigáveis. Se muitos vinhos desta safra mostraram características mais austeras, neste caso elas apareceram de forma muito evidente, resultando em um Pinot Noir muito seco e com uma percepção excessiva de engaço, que prejudicou o equilíbrio de boca. Este vinho foi importado pela Decanter, mas já estava esgotado no site da empresa, onde era oferecido na faixa de R$ 1.200 em meados de 2021.

Nome do VinhoNuits-Saint-Georges 1er Cru Les Vignes RondesSafra2011Produtor Domaine Confuron-CotetidotEnólogosJean Pierre Confuron, Yves ConfuronUvaPinot NoirSoloCalcárioGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaVosne-Romanée (Bourgogne-Franche-Comté)DenominaçãoNuits-Saint-Georges PaísFrançaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilDecanter

O post Nuits-Saint-Georges 1er Cru Les Vignes Rondes 2011, Domaine Confuron-Cotetidot apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.