Nuits Saint Georges Premier Cru Rue de Chaux 2015, Dominique Laurent

Em praticamente toda a Borgonha, a safra de 2015 foi considerada, já logo após a colheita, como uma das melhores em dez anos. Para muitos críticos, ela rivaliza com safras históricas como 2005 e 2010. Depois de um inverno com boas chuvas, o verão foi seco e quente, mas com importante diferencial. Nas semanas que antecederam a colheita, as temperaturas não foram tão elevadas, ajudando a preservar a acidez das uvas.

E os resultados já estão aparecendo. Este Nuits-Saint-Georges 1er Cru Rue de Chaux 2015 foi um dos destaques de uma mini-vertical desta cuvée, juntamente com o exemplar da safra 2010.  Um vinho que reflete bem a excelência da vinificação realizada por Dominique Laurent, onde a potência e presença marcante de fruta foi compensada por elegância e frescor.

Degustando

Um Pinot Noir que deixou claro que 2015 é uma safra a ser lembrada no futuro. Embora já pronto para o consumo, deve evoluir muito bem, ganhando mais complexidade e elegância. No visual, mostrou coloração rubi brilhante de baixa a média concentração, com o olfativo marcado por aromas intensos de fruta vermelha limpa e fresca, acompanhados por notas minerais, de pimenta e outras especiarias.

No gustativo, um vinho de acidez marcante, taninos finos e secos e um amplo meio de boca, já começando a mostrar diversas camadas. Um monovarietal de excelente estrutura, combinando elegância e potência, e que pode ser descrito em uma palavra: delicioso. Os vinhos de Dominique Laurent são trazidos para o Brasil pela World Wine e esta cuvée, não mais disponível no site da importadora, foi adquirida na faixa de R$ 900 em meados de 2021.

Nome do VinhoNuits Saint Georges Premier Cru Rue de ChauxSafra2015Produtor Dominique Laurent EnólogosDominique Laurent UvaPinot NoirSoloCalcárioGraduação Alcoólica13,5%RegiãoGevrey Chambertin (Bourgogne-Franche-Comté)DenominaçãoNuits-Saint-Georges Premier CruPaísFrançaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilWorld Wine

O post Nuits Saint Georges Premier Cru Rue de Chaux 2015, Dominique Laurent apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.