Oberhäuser Leistenberg Riesling Kabinett 2017, Dönnhoff

A família Dönnhoff chegou à região de Nahe há mais de 200 anos, e sua fazenda evoluiu lentamente para uma propriedade com foco na viticultura. Helmut Dönnhoff passou a engarrafar os vinhos desde 1966, e agora seu filho Cornelius é a quarta geração a dirigir a vinícola. No total, são cerca de 28 hectares de vinhedos, grande parte deles classificada como Grosse Lage, a classificação mais elevada pela VDP e que seria equivalente a um Grand Cru na Borgonha.

O Oberhäuser Leistenberg Riesling Kabinnet 2017 foi elaborado, como o nome indica, a partir de uvas provenientes do vinhedo Leistenberg, de classificação Grosse Lage, situado no vilarejo de Oberhausen. Com solos de ardósia, orientação sudeste e vinhas velhas (entre 25 e 40 anos), o vinhedo é cultivado de acordo com os princípios da agricultura sustentável. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram rapidamente prensadas, com uso de leveduras indígenas, em grandes recipientes de carvalho e em tanques de aço inoxidável, onde o vinho foi mantido até o engarrafamento.

Degustando

Um Kabinett leve e delicado, dentro de um estilo off-dry, com maior concentração de açúcar e baixo teor alcóolico. No visual, mostrou coloração amarelo palha e reflexos verdeais, com o olfativo marcado por aromas de benzina, frutas brancas (maçã verde, uva e pêssego branco), cítricas (lima) e discreto floral, com uma nota adocicada, que lembrou água com açúcar.

Na boca, um Riesling leve e delicado, com boa acidez fazendo frente ao açúcar residual. Repetiu também no palato as notas doces e minerais (petrolato), com textura leve e muita elegância. Longe de ser um vinho de alta tensão, mostrou meio de boca mais discreto no início, mas ganhou presença e se integrou após algum tempo em taça.

Um vinho para beber calmamente, mais adequado para ser consumido sozinho ou com uma sobremesa de frutas do que um prato principal, e que ainda precisa evoluir mais alguns anos em garrafa. Os vinhos da Dönnhoff eram trazidos para o Brasil pela Decanter, mas não estão mais disponíveis no site da importadora. Na Europa, esta cuvée, cortesia do casal Fernanda e Bronza, é vendida na faixa de € 28.

Nome do VinhoOberhäuser Leistenberg Riesling KabinettSafra2017Produtor Weingut Hermann DönnhoffEnólogoCornelius DönnhoffUvaRieslingSoloArdósiaGraduação Alcoólica9%Sede da VinícolaOberhausen (Nordrhein-Westfalen)DenominaçãoNahePaísAlemanhaAgriculturaSustentávelVinificaçãoBaixa Intervenção

O post Oberhäuser Leistenberg Riesling Kabinett 2017, Dönnhoff apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.