Pacotille 2019, Deboutbertin

O casal Stéphanie Debout e Vincent Bertin decidiu mudar seu estilo de vida e se instalar na região do Loire, partindo para a produção de vinhos e estabelecendo a Deboutbertin em 2012. Em uma área de cerca de 10 hectares (pouco mais de 4 hectares plantados com vinhedos), cultivam algumas das principais variedades da região. São, no total, sete parcelas de vinhas orgânicas, com destaque para Chenin Blanc, Pineau d’Aunis e Grolleau, além de uma pequena parcela de Cabernet Franc.

O Pacotille 2019 é uma das duas cuvées de Chenin Blanc (a outra, mais simples, é chamada Achillé), proveniente de vinhedos certificados orgânicos, plantados nos solos de riorito (uma rocha ígnea, correspondente extrusivo do granito) e xisto do Anjou Noire. Após colheita manual, as uvas foram prensadas diretamente e o sumo passou por gravidade para barris antigos. Após fermentação com leveduras indígenas e nenhum aditivo, o vinho fez estágio de 12 meses, com suas lias, em barris de três a cinco anos de uso. Por fim, foi engarrafado sem filtração ou colagem, tampouco adição de sulfitos.

Degustando

Um Chenin Blanc que requer uma certa paciência e quase um manual de instruções, mas que recompensa plenamente quem aprecia vinhos de grande tensão e energia. No visual, mostrou coloração amarelo pálido, com leve turbidez e toque frizante, enquanto no olfativo abriu com uma redução bem perceptível. Precisou de carrafe por quarenta minutos (inclusive com movimentação para dissolver o excesso de CO2) para se revelar completamente. A redução se tornou uma agradável combinação de aromas de toffee salgado, pólvora e caju, com notas cítricas (limão siciliano) e frutas brancas.

Na boca, um Chenin Blanc de acidez cortante, leve agulha logo após aberto, corpo médio e textura muito bem definida. Um vinho que, desde o início, mostrou mais suas qualidades no palato do que no nariz, ganhando novas dimensões algum tempo depois de aberto. O resultado: muita tensão, fruta fresca na boca, frescor e ótimo equilíbrio, com final salino e persistente. Mais equilibrada na manhã seguinte após ter sido aberto, esta cuvée é trazida ao Brasil pela Cave Leman, mas já está esgotada no site da importadora, onde era oferecida a R$ 377 no início de 2022.   

Nome do VinhoPacotilleSafra2019Produtor DeboutbertinVinhateirosStéphanie Debout, Vincent BertinUvaChenin BlancSolosRiolito, XistoGraduação Alcoólica13,5%Sede da VinícolaBellevigne-en-Layon (Indre-et-Loire) DenominaçãoVin de FrancePaísFrançaAgriculturaOrgânica CertificadaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilCave Leman

O post Pacotille 2019, Deboutbertin apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.