Parcela de Sobrecasa Rosado Clásico de Valladolid 2016, Alfredo Maestro

Como um país de muita tradição vinícola e com a maior área plantada de vinhedos do mundo, a Espanha tem a muito a oferecer para vinhateiros criativos. Alfredo Maestro é um deles, e seu foco principal desde 2000 é na elaboração de vinhos de baixa intervenção na região de Castilla y Leon, selecionando parcelas de vinhas velhas e de maior altitude.

O Parcela de Sobrecasa Rosado Clasico de Valladolid 2016 se encaixa muito bem nesta definição. É um corte de Tempranillo (80%) e Garnacha, Moscatel, Verdejo e Palomino, elaborado a partir de vinhas velhas (plantadas em 1936 a uma altitude 745 metros). Este vinhedo de 4 hectares, de cultivo biodinâmico e chamado Sobrecasa, fica localizado em Cigales (Valladolid).

Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram 100% desengaçadas, para prensagem sem maceração com as cascas. A fermentação, usando unicamente leveduras indígenas e a temperaturas controladas (15º/20ºC), ocorreu em tanques de aço inox de 2.000 litros e barris de carvalho francês usado de 500 litros. Sem passar por fermentação malolática, o vinho ficou por 18 meses em barris de castanheira de 2.000 litros, barricas francesas e barris anteriormente usados em sherry oloroso.

Degustando

Ignore o que você conhece de vinho rosé. Este é um Rosado, de estilo completamente diferente do rosé fresco, leve e com frutinhas vermelhas que se tornou padrão ao redor do mundo. No visual, mostrou uma coloração cobre brilhante, com um olfativo bem complexo, marcado por aromas de maçã seca, frutas vermelhas (cereja selvagem), pitanga, com notas de madeira, tofee salgado e erva verde.

É na boca, porém, que ele se mostrou mais peculiar, de uma certa forma lembrando um conhaque! Um vinho de alta acidez, corpo médio, taninos presentes e muita textura. Ao mesmo tempo que trouxe boa presença de fruta no meio de boca, o palato foi dominado por texturas e notas amadeiradas, porém com boa verticalidade. Fechou com um leve toque de álcool e uma nota de amêndoa, certamente um vinho surpreendente e de muita personalidade. Os vinhos de Alfredo Maestro são trazidos para o Brasil pela Wines4U e esta cuvée podia ser encontrado no site da importadora a R$ 175 em janeiro de 2022.

Nome do VinhoParcela de Sobrecasa Rosado Clásico de ValladolidSafra2016Produtor Alfredo MaestroEnólogoAlfredo MaestroUvasTempranillo, Garnacha, Moscatel, Verdejo, PalominoSoloAluvialGraduação Alcoólica15%Sede da vinícolaPeñafiel (Castilla y León)PaísEspanhaAgriculturaBiodinâmicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilWines4U

O post Parcela de Sobrecasa Rosado Clásico de Valladolid 2016, Alfredo Maestro apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.