Petto Dragone 2014, Gambino

Foi em 1978 que Vittorio Raciti comprou as terras, nas encostas do Etna, que viriam a compor a principal área de vinhedos da Gambino. Os primeiros anos foram dedicados à recuperação do território e plantio de novas vinhas, adotando o sistema de espaldeira, menos comum na região. Um dos resultados foi um vinhedo de cerca de oito hectares, a Contrada Petto Dragone. Mas a elaboração de vinhos começou somente em 2002, já se beneficiando do redescoberta desta região por enófilos ao redor do mundo.

O Petto Dragone 2014 foi elaborado a partir de vinhas velhas (cerca de 40 anos) de cultivo sustentável do vinhedo de mesmo nome, situado a cerca de 800 metros de altitude na face leste da montanha. O solo é tipicamente volcânico, muito rico em potássio e chamado localmente de ripiddu. Na vinificação, este monovarietal de Nerello Mascalese foi elaborado de forma tradicional, com estágio de 12 meses em tanques de carvalho de 2.500 litros, seguido por mais 12 meses em tanques de aço inox e ao menos outros 12 meses em garrafas antes do lançamento.

Degustando

Um vinho elegante e delicado, que, em uma degustação às cegas, chegou a lembrar Pinot Noir. No visual, mostrou coloração granada de baixa concentração, com o olfativo dominado por aromas de frutas vermelhas e ervas secas, acompanhados por notas de especiarias, couro e um discreto toque terroso, tão característico do terroir do Etna.

Na boca, um Nerello de ótima acidez, taninos presentes e corpo médio. Se mostrou seco, com presença de fruta elegante também no palato, com boa concentração e profundidade. Um vinho complexo, que agradou pelo equilíbrio e estrutura de boca. Os vinhos da Gambino não são importados para o Brasil, na Europa esta cuvée está disponível na faixa de € 40 para safras mais recentes.

Nome do VinhoPetto Dragone Safra2014Produtor GambinoEnólogoSalvatore RizzutoUva Nerello MascaleseSoloVulcânicoGraduação Alcoólica13,5%Sede da VinícolaLinguaglossa (Sicília)DenominaçãoEtna RossoPaísItáliaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencional

O post Petto Dragone 2014, Gambino apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.