Picarana 2018, Bodega Marañones

Embora ainda não seja uma denominação de origem reconhecida (faz parte da DO Vinos de Madrid), a Sierra de Gredos, a cerca de 100 quilômetros a oeste da capital espanhola, vem ganhando atenção crescente pela qualidade de seus vinhos. E um dos nomes de destaque na região é o de Fernando Garcia, um dos criadores, juntamente com Dani Landi, da Comando G. Mas Garcia também trabalha em outros projetos, como a Bodegas Marañones, em uma parceria onde atua como enólogo no time liderado pelo proprietário da vinícola, José Fernando Cornejo.

O Picarana é um dos vinhos de entrada desta vinícola situada em San Martín de Valdeiglesias, na confluência entre a Sierra de Gredos e a Sierra de Guadarrama. É um monovarietal de Albillo Real, uma uva autóctone da região, proveniente de diversas parcelas de vinhas velhas (entre 30 e 70 anos), cultivadas de forma orgânica com uso de práticas biodinâmicas. As parcelas ficam em altitudes entre 650 e 850 metros acima do nível do mar, em solos predominantemente graníticos.

Na vinificação, este vinho, que recebeu seu nome em homenagem a um pássaro muito comum na região, passou por maceração pré-fermentativa por 24 horas e prensagem pneumática suave. Sua fermentação foi com uso de leveduras indígenas em barris neutros de carvalho francês de 300-700L, para posterior envelhecimento de dez meses nos mesmos recipientes.

Degustando

Apesar de ser um dos vinhos de entrada da vinícola, mostrou muito frescor, boa complexidade e muita personalidade. No visual, exibiu coloração amarelo palha com reflexos verdeais, trazendo, no olfativo, notas elegantes de frutas brancas (peras) e aromas minerais.

Na boca, chamou atenção pela combinação entre acidez marcante e destacada densidade de boca, com uma textura que evidenciou o tempo que o vinho passou com suas lias. Um vinho fresco, seco e direto, de corpo médio, mas boa profundidade, com uma agradável presença de frutas brancas também no gustativo.  Os vinhos da Bodega Marañones são trazidos para o Brasil pela WorldWine e esta cuvée estava disponível no site da importadora a R$ 302 em setembro de 2021.

Nome do VinhoPicaranaSafra2018Produtor Bodega MarañonesEnólogoFernando GarcìaUvaAlbillo RealSoloGranitoGraduação Alcoólica13%RegiãoSan Martín de Valdeiglesias (Castilla y León)DenominaçãoVinos de Madrid DOPaísEspanhaAgriculturaBiodinâmicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilWorld Wine

O post Picarana 2018, Bodega Marañones apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.