Pizzato Semillon – PP 2018, Pizzato

O Pizzato Semillon PP 2018 é uma homenagem da vinícola ao patriarca atual da família, Plínio Pizzato (PP), entre outros motivos também por sua decisão de investir mais pesado em vinhedos de variedades de Vitis vinifera. Em uma região vinícola dominada por variedades híbridas e americanas, o Sr. Plinio teve a visão, por influência de seu pai, Giovanni Pizzato, de focar seus esforços em variedades de maior qualidade, que efetivamente podem mostrar o potencial para produção de vinhos de alta gama na Serra Gaúcha.

Este monovarietal de Sémillon foi elaborado com uvas provenientes do vinhedo Santa Lúcia, dentro da denominação de origem Vale dos Vinhedos. Pelo fato de a Sémillon não fazer parte das uvas aprovadas dentro da denominação, foi engarrafado como Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos. As videiras foram plantadas em 2012, em solos de origem basáltica, com orientação norte-sul.

Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram desengaçadas e prensadas em prensa pneumática, com leve maceração. A fermentação alcóolica foi realizada em barris de carvalho e em tanques de aço inoxidável em baixas temperaturas, com adição de leveduras selecionadas. O vinho passou por fermentação malolática e por estágio de doze meses, com suas lias, 40% do vinho em barris mistos de carvalho francês e acácia e o restante em tanques inox.

Degustando

A Sémillon tem ganhado espaço na América do Sul, com vinhos que têm chamado a atenção pela qualidade. E o Brasil não poderia ficar fora disso, com a vinícola gaúcha Pizzato investindo nesta variedade. No visual, mostrou coloração amarelo brilhante e reflexos verdeais, enquanto o olfativo trouxe aromas intensos de madeira, baunilha e cera de abelha, complementados por notas florais, de abacaxi e ervas verdes.

Na boca, um vinho mais intenso, cremoso e untuoso, em um estilo com mais destaque para a estrutura do que tensão e verticalidade. De acidez adequada e corpo médio, trouxe também na boca notas bem evidentes de madeira e frutas amarelas. Este Sémillon, que deve ganhar com o tempo por conta da maior integração da madeira, é relativamente difícil de se achar, em função de sua pequena produção. Pode ser encontrado em algumas lojas online, na faixa de R$ 140 em janeiro de 2022.

Nome do VinhoPizzato Semillon – PPSafra2018Produtor PizzatoEnólogoFlavio PizattoUva SémillonSoloOrigem basáltica, argilosoGraduação Alcoólica12%Sede da VinícolaBento Gonçalves (RS)Indicação GeográficaVale dos Vinhedos IGPaísBrasilAgriculturaConvencionalVinificaçãoConvencional

O post Pizzato Semillon – PP 2018, Pizzato apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.