Plein Sud 2016, Domaine Ganevat

Jean-François Ganevat é um dos nomes icônicos da vinicultura do Jura. Desde a sua primeira safra após assumir a propriedade familiar, em 1999, vem ganhando destaque pela inovação e qualidade de seus vinhos.  Ao contrário da maioria dos produtores do Jura, porém, concentra a maioria de sua produção em cuvées das uvas tradicionais da Borgonha, Chardonnay e Pinot Noir.

O Trousseau Plein Sud é o único vinho que ele elabora a partir de seus vinhedos próprios com esta tradicional variedade do Jura. O vinhedo fica localizado aos pés da Roche de Chaladigna, nas proximidades de Rotalier e é cultivado de acordo com os princípios da agricultura orgânica e biodinâmica. Na vinificação, após colheita manual, as uvas (na sua maioria desengaçadas) foram fermentadas com uso exclusivo de leveduras indígenas e o vinho passou 12 meses em barris de carvalho usado. Este monovarietal, que tem certificação tanto orgânica quanto biodinâmica, foi engarrafado sem qualquer adição de sulfitos, colagem ou filtração.

Degustando

Ganevat costuma elaborar seus vinhos usando baixa extração, evitando pigéage e remontage, com o objetivo de manter um perfil leve e mais frutado. E este Trousseau não fugiu à regra. No visual, mostrou coloração granada com baixíssima concentração, enquanto o olfativo foi marcado por aromas de cranberry, acompanhados por leve nota de redução e toques florais e de especiarias doces.

Na boca, um típico vinho glou-glou, com boa acidez, taninos sedosos e picantes, além de corpo médio a baixo. Apresentou uma presença destacada de fruta fresca e picante na boca, com muita energia e tensão. Já na sua janela de consumo ideal, é uma daquelas garrafas que rapidamente esvaziam. Os vinhos de Ganevat não são importados para o Brasil, na Europa esta cuvée pode ser encontrada na faixa de € 80.

Nome do VinhoPlein SudSafra2016Produtor Domaine GanevatVinhateirosJean-François GanevatUvaTrousseauSoloArgilo-Calcário (Marnes grises)Graduação Alcoólica11%Sede da vinícolaRotalier (Bourgogne Franche-Comté)DenominaçãoCôtes du JuraPaísFrançaAgriculturaOrgânica e BiodinâmicaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilNão é importado

O post Plein Sud 2016, Domaine Ganevat apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.