Porfiado 2011, Zorzal

A Zorzal é um vinícola argentina resultante da joint-venture entre um grupo de investidores canadenses, que detém o controle, e os irmãos Michelini, que se responsabilizam por toda a viticultura e enologia. Trabalham com quatro linhas distintas de vinhos, partindo dos mais básicos (Terroir Único) até os mais exclusivos, agrupados pelo nome Conceptuales/Más Allá del Terroir.

O Porfiado 2010 faz parte deste último e seleto grupo, um monovarietal de Pinot Noir, elaborado a partir de vinhedos de altitude (entre 1.200 e 1.600 metros acima do nível do mar) com uvas cultivadas de acordo com os princípios da agricultura orgânica. Após colheita manual, os cachos inteiros foram fermentados exclusivamente com leveduras indígenas, sem aditivos. O vinho passou três anos em barris de carvalho francês, dos quais 30% novos e 70% usados, seguido por mais 12 meses em garrafa antes do lançamento.

Degustando

Um vinho que não atendeu às expectativas iniciais, até por experiências bastante positivas com outros vinhos da Zorzal e pela avaliação obtida por esta cuvée junto a alguns críticos. No visual, mostrou coloração rubi e concentração alta a média, muito mais intensa que o habitual para um Pinot Noir onze anos após sua safra. No olfativo, mostrou aromas de frutas vermelhas mais passadas, com notas ervas verdes, com toque herbáceo e terroso.

Na boca, um vinho de boa acidez, taninos ainda presentes e certa adstringência, com corpo médio a alto. Também no palato mostrou pouca tipicidade para Pinot Noir, com notas mais verdes e de engaço bem presentes, acompanhadas por uma fruta mais madura e pesada, mas sem uma integração que tenha agradado. Não trouxe a energia e tensão que geralmente caracterizam os vinhos das linhas mais nobres desta vinícola, mas merece ser revisitado. Os vinhos da Zorzal eram trazidos para o Brasil pela Grand Cru, mas esta cuvée não parece mais disponível. Nos Estados Unidos, é vendido na faixa de US$ 45.

Nome do VinhoPorfiadoSafra2011Produtor ZorzalEnólogoJuan Pablo MicheliniUvaPinot NoirSoloCalcárioGraduação Alcoólica13,6%RegiãoTupungato (Mendoza)DenominaçãoIG TupungatoPaísArgentinaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa Intervenção

O post Porfiado 2011, Zorzal apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.