Pouilly-Vinzelles Les Quarts 2018, La Soufrandière

Uma referência para os vinhos do Mâconnais, no sul da Borgonha. Os irmãos Jean-Philippe e Jean-Guillaume Bret assumiram o controle da vinícola familiar no final da safra de 2000 e, desde então, vem ganhando mais espaço. Atualmente elaboram 17 cuvées distintas a partir de seus vinhedos próprios (todas de uvas brancas), mais um número variável de seu négoce (uvas de terceiros), que começou em 2001.

Um de seus vinhos de maior destaque é o Poully-Vinzelles Climat Les Quarts. Na safra 2018, foi elaborado a partir de seus vinhedos próprios de cultivo biodinâmico certificado, mais especificamente de vinhas velhas (idade entre 45 e 80 anos) de uma parcela de 2 hectares a 230 metros de altura e exposição leste. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram fermentadas com uso exclusivo de leveduras indígenas, para posterior estágio em barricas neutras e tanques de inox por 17 meses. O vinho não foi filtrado ou passou por colagem, com adição de 50mg de sulfitos antes do engarrafamento.

Degustando

Um Chardonnay de muita personalidade, complexidade e qualidade. No visual, mostrou coloração amarelo palha com notas verdeais, trazendo, no olfativo, aromas de frutas brancas (peras), cítrico (tangerina), giz, concha de ostra, com leve notas defumadas e toque oxidativo (como se passasse por flor).

Na boca, um vinho de acidez alta, corpo médio e textura rica. Certamente mostrou um palato complexo e envolvente, com frescor, ótima estrutura, tensão e boa profundidade, um vinho com camadas, longo e persistente. Já muito agradável, deve melhorar ainda mais com alguns anos de garrafa. Infelizmente não é importado para o Brasil, na Europa pode ser encontrado na faixa de € 35.

Nome do VinhoPouilly-Vinzelles Les Quarts Safra2018Produtor La SoufrandièreEnólogoJean-Philippe & Jean-Guillaume BretUva ChardonnaySoloArgilo CalcárioGraduação Alcoólica13,5%Sede da VinícolaVinzelles (Bourgogne Franche-Comté)DenominaçãoPouilly-VinzellesPaísFrançaAgriculturaOrgânica e biodinâmica certificadasVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador Não é importado

O post Pouilly-Vinzelles Les Quarts 2018, La Soufrandière apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.