Poulsard 2018, Maison Overnoy-Houillon

Os vinhos de Pierre Overnoy, atualmente elaborados por seu filho adotivo Emmanuel Houillon, se tornaram uma referência para quem aprecia vinhos de baixa intervenção. Mais do que isso, serviram de inspiração para várias gerações de vinhateiros do Jura, que adotaram boa parte dos ensinamentos de Overnoy e contribuíram para cada dia mais colocar esta pequena região francesa entre os destaques da vinicultura mundial.

O Poulsard é a única cuvée tinta produzida pela vinícola, elaborado a partir de uma combinação de vinhas velhas e novas, plantadas em um vinhedo de cultivo orgânico e práticas biodinâmicas, com exposição nordeste e localizado em Pupillin. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram completamente desengaçadas também de forma manual e passaram por maceração semi-carbônica e fermentação exclusivamente com leveduras indígenas. O vinho passou por estágio em foudres de carvalho e foi engarrafado sem adição de sulfitos, colagem ou filtração.

Degustando

Este vinho fez parte do lote do segundo engarrafamento da safra de 2018 (uma prática adotada pela vinícola) e veio a mercado em 2022. No visual, mostrou coloração granada bem pálida com baixa concentração, enquanto o nariz foi marcado por uma incrível intensidade de fruta, com aromas de cereja selvagem, cranberry, especiarias e notas florais (rosas).

Na boca, um Poulsard de acidez marcante, corpo discreto e taninos finos. Os aromas do olfativo parecem ter seguido na boca como que em um fluxo único, um vinho integrado, sedoso e direto. Muita pureza de fruta, com boa complexidade e persistência. Talvez não tenha sido o mais elegante Overnoy que provei, mas ainda assim um vinho admirável, que merece mais algum tempo de garrafa. Este vinho não chega ao Brasil e, por conta de sua escassez, chega a atingir preços na faixa de € 400 em lojas de vinhos online na Europa.  

Nome do VinhoPoulsardSafra2018Produtor Maison Overnoy HouillonVinhateiroEmmanuel Houillon Uva PoulsardSoloArgilo-CalcárioGraduação Alcoólica12,5%Sede da VinícolaPupillin (Jura)DenominaçãoArbois PupillinPaísFrançaAgriculturaOrgânica certificada, biodinâmicaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilNão é importado

O post Poulsard 2018, Maison Overnoy-Houillon apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.