Puligny-Montrachet 1er Cru Les Folatières 2019, Bachelet-Monnot

A Côte de Beaune concentra alguns dos melhores terroirs do mundo para vinhos brancos. Embora tenham sua vinícola sediada em Dezizes-les-Maranges, no extremo sul da Côte d’Or, é com uvas de Puligny-Montrachet e Bâtard-Montrachet que os irmãos Marc e Alexandre Bachelet produzem seus vinhos brancos de mais alta gama. E o climat Les Folatiéres, o maior vinhedo Premier Cru de Puligny-Montrachet, é origem de um dos principais destaques deste produtor.

O Puligny-Montrachet 1er Cru Les Folatières 2019 foi elaborado a partir de uvas de cultivo sustentável, provenientes de vinhas velhas (mais de 50 anos) na parte mais alta (300 metros acima do nível do mar) de Les Folatiéres. Os solos são particularmente adequados para uvas brancas, com uma camada de apenas 30 cm de marl acima de uma base de calcário. Na vinificação, a fermentação ocorreu com uso de leveduras indígenas em barris de carvalho de 350 litros, seguido por estágio de 12 meses nos mesmos barris, apenas 20% dos quais novos. Antes do engarrafamento, o vinho passou mais seis meses em tanques.

Degustando

Daqueles Chardonnays que provam porque a Borgonha é origem de alguns dos melhores vinhos brancos do mundo. No visual, mostrou coloração amarelo palha, com um olfativo complexo e de muita intensidade. Destaque para aromas minerais (pedra molhada e concha de ostra), acompanhadas por notas de frutas brancas (pêssego branco, pera) e brioche.

Um vinho de alta acidez e muita tensão, com bom corpo e estrutura. Mostrou ótima presença de frutas brancas muito puras também no palato, um vinho equilibrado, elegante, untuoso e de ótima textura, com um final de boca salino. Já irresistível, deve ganhar ainda mais complexidade com alguns anos em garrafa. Algumas das cuvées da Bachelet-Monnot são importadas pela Clarets e este vinho estava disponível, antes de eventuais descontos, a R$ 2.266 em fevereiro de 2022.

Nome do VinhoPuligny-Montrachet 1er Cru Les FolatièresSafra2019Produtor Bachelet-MonnotEnólogosAlexandre Bachelet, Marc BacheletUva ChardonnaySoloArgilo CalcárioGraduação Alcoólica13,5%Sede da VinícolaDezizes-les-Maranges (Franche-Comté)DenominaçãoPuligny-Montrachet Premier CruPaísFrançaAgriculturaSustentávelVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador Clarets

O post Puligny-Montrachet 1er Cru Les Folatières 2019, Bachelet-Monnot apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.