Puligny-Montrachet 2019, Bachelet-Monnot

Baseados em Dezizes-les-Maranges, no extremo sul da Côte d’Or, os irmãos Marc e Alexandre Bachelet ganharam uma reputação que vai além de sua região. Atualmente, elaboram vinhos a partir de diversas parcelas de grande qualidade na Côte de Beaune, localizadas em denominações de origem como St. Aubin, Maranges, Puligny-Montrachet, Bâtard-Montrachet, Chassagne-Montrachet e Santenay.

Este Puligny-Montrachet 2019 foi elaborado a partir de vinhas velhas (mais de 30 anos) provenientes de parcelas em quatro diferentes lieux-dits (Les Meix, Corvée des Vignes, Noyer Bret, Les Houlières), todas de cultivo sustentável. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram fermentadas com leveduras indígenas em barricas de 350 litros, onde permaneceram por 12 meses. Cerca de 20% das barricas eram novas e, a seguir, o vinho seguiu por mais seis meses em tanques antes do engarrafamento.

Degustando

Um Chardonnay muito elegante e de alta gama, já muito agradável para consumo imediato, mas que deve ganhar bastante com algum tempo de adega. No visual, mostrou coloração amarelo palha, com um olfativo marcado por aromas mais discretos e sem excessos de frutas brancas (pêssego branco, pera) e cítricos, com notas minerais (pedra molhada), brioche e madeira bem sutil.

Na boca, um vinho de alta acidez e corpo médio. Se mostrou muito direto, vertical e elegante, com uma presença mais discreta de frutas também no palato, fechando com uma nota levemente picante e quase salina. Um daqueles vinhos extremamente bem construídos e de muito potencial, embora ainda tenha faltado aquele “toque mágico” que o colocaria em um patamar ainda mais alto. A Clarets importa algumas das cuvées da Bachelet-Monnot e este vinho em particular era oferecido, sem considerar eventuais descontos, a R$ 1.332 em fevereiro de 2022.

Nome do VinhoPuligny-MontrachetSafra2019Produtor Bachelet-MonnotEnólogosAlexandre Bachelet, Marc BacheletUva ChardonnaySoloArgilo CalcárioGraduação Alcoólica13,5%Sede da VinícolaDezizes-les-Maranges (Franche-Comté)DenominaçãoPuligny-MontrachetPaísFrançaAgriculturaSustentávelVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador Clarets

O post Puligny-Montrachet 2019, Bachelet-Monnot apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.