Puligny-Montrachet Les Reuchaux 2018, Renaud Boyer

Ao começar suas atividades na vinicultura de forma independente aos negócios já controlados por seu pai na Borgonha, Renaud Boyer decidiu traçar uma trajetória distinta. Depois de assumir vinhedos de cultivo orgânico que pertenciam a um tio, decidiu estender também a filosofia de baixa intervenção à vinificação. Atualmente, todos os seus vinhos são elaborados sem uso de sulfitos e engarrafados sem colagem ou filtração.

O Puligny-Montrachet Les Reuchaux 2018 foi elaborado a partir de uvas de cultivo orgânico e biodinâmico certificado (Demeter), provenientes do climat Le Reuchaux, situado ao norte do vilarejo de Puligny, quase na divisa com Meursault, na parte mais baixa da colina. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram fermentadas exclusivamente com leveduras indígenas e o vinho passou por estágio em barricas de carvalho de múltiplos usos.

Degustando

Um vinho de muita verticalidade e vivacidade, que evidenciou muita qualidade de fruta e uma personalidade de baixa intervenção. No visual, mostrou coloração amarelo brilhante com leve turbidez, enquanto o olfativo foi marcado por aromas florais e de frutas brancas de caroço, com notas de caju e pólvora, além de leve toque de acidez volátil, ainda dentro do limite que pessoalmente vejo mais como qualidade que defeito.

Na boca, um vinho elétrico, direto e de alta acidez, com corpo médio e muita textura. Trouxe boa presença de frutas brancas e muita mineralidade, já mostrando camadas e boa complexidade, fechando com notas salinas. Tiro certeiro para quem aprecia vinhos verticais e com uma “pegada” natural, este Chardonnay é trazido para o Brasil pela Cave Leman, mas já estava esgotado no site da importadora. Na Europa, é comercializado na faixa de € 60.  

Nome do VinhoPuligny-Montrachet Les ReuchauxSafra2018Produtor Domaine Renaud BoyerEnólogoRenaud BoyerUva ChardonnaySoloArgilo CalcárioGraduação Alcoólica13,5%Sede da VinícolaMeursault (Franche-Comté)DenominaçãoPuligny-MontrachetPaísFrançaAgriculturaOrgânica e biodinâmica certificadasVinificaçãoNauralImportador Cave Leman

O post Puligny-Montrachet Les Reuchaux 2018, Renaud Boyer apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.