Rayos Uva 2019, Olivier Rivière

Um Rioja não convencional. Olivier Rivière, francês da região de Cognac, mudou-se para a Espanha em 2004 para coordenar a conversão dos vinhedos de Telmo Rodriguez para a agricultura biodinâmica. Já em 2006 começou um projeto solo, inicialmente atuando como micro-négociant, mas partindo para a aquisição de pequenas parcelas de vinhedos. Atualmente elabora uma considerável quantidade de cuvées distintas, a partir de uvas de várias partes da Rioja e também da denominação de origem Arlanza, ao norte da Ribera del Duero.

O Rayos Uva é um dos vinhos de entrada da vinícola, na safra 2019 um corte de 50% Garnacha, 25% Tempranillo e 25% Graciano. As uvas, de cultivo orgânico, são originárias dos vinhedos da Bodegas Lacus, localizada na Rioja Oriental. Na vinificação, os cachos inteiros passaram por fermentação com uso de leveduras indígenas e temperaturas controladas, com maceração de cerca de três semanas. O vinho passou por estágio de cinco meses em tanques de aço inox e foudres de carvalho usado e foi engarrafado após leve colagem e filtração.

Degustando

Ao contrário da grande maioria dos Riojas, o destaque aqui não ficou aqui no impacto do carvalho, mas sim na qualidade da fruta, muito evidente tanto no olfativo quanto gustativo. No visual, mostrou coloração rubi com reflexos violáceos e concentração média a alta, com predomínio de aromas de frutas vermelhas (cerejas) e negras (ameixa) no nariz, acompanhados por notas de ervas e minerais, lembrando xisto.

Na boca, um vinho de alta acidez, taninos arenosos e bem presentes, com corpo médio. Mostrou muita fruta madura também no palato, um corte intenso e cheio, mas com frescor evidente. Não necessariamente um vinho complexo, mas que trouxe boa textura e estrutura, pode ganhar mais personalidade com mais alguns anos de garrafa. Os vinhos de Olivier Rivière são trazidos para o Brasil pela Clarets e esta cuvée pode ser encontrada no site da importadora, sem considerar eventuais descontos, a R$ 249 em maio de 2022.

Nome do VinhoRayos UvaSafra2019Produtor Olivier RivièresEnólogoOlivier RivièresUvas Garnacha, Tempranillo, GracianoGraduação Alcoólica14,5%SoloAluvialSede da VinícolaLogroño (Rioja)DenominaçãoRiojaPaísEspanhaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilClarets

O post Rayos Uva 2019, Olivier Rivière apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.