Rebula 2010, Marjan Simčič

A Ribolla Gialla é possivelmente a uva branca que melhor representa a região italiana do Friuli, onde produtores como Gravner e Damijan ganharam destaque por seus vinhos com esta variedade. Mas também na vizinha Eslovênia, onde é chamada de Rebula, esta uva chama a atenção, podendo ser vinificada tanto em branco com em laranja. E Marjan Simčič é um dos produtores da região que melhor sabem trabalhar com esta variedade.

O Rebula 2010 foi elaborado com uvas de cultivo orgânico, provenientes de vinhedos plantados em solos de marl e calcário. Na vinificação, as uvas não passaram por maceração, porém foram mantidas com suas lias em tanques de aço inoxidável por oito meses, sem qualquer estágio em madeira.

Degustando

Um vinho que mostrou uma incrível capacidade de envelhecer, mantendo suas características frutadas e minerais sem qualquer sinal de oxidação. No visual, mostrou coloração amarelo brilhante, tendendo ao dourado, com o olfativo marcado por aromas intensos de frutas tropicais (abacaxi e cítricos) e pedra molhada, com notas de giz, leve erva verde e levedura.

Na boca, um monovarietal de alta acidez, corpo médio a alto, mais gordo e untuoso. Não é daqueles vinhos elétricos e diretos, mas demonstrou excelente textura combinada com uma pegada mineral e leve amargor no final. Os vinhos de Marjan Simčič são trazidos para o Brasil pela Decanter, e essa cuvée, para uma safra mais recente, estava disponível no site da importadora a R$ 244,10 em outubro de 2021.

Nome do VinhoRebulaSafra2010Produtor Marjan SimčičEnólogoMarjan SimčičUvaRibolla GiallaSoloCalcárioGraduação Alcoólica12,5%Sede da vinícolaDobrovo (Eslovênia)DenominaçãoGoriška BrdaPaísEslovêniaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilDecanter

O post Rebula 2010, Marjan Simčič apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.