Redoma Branco 2008, Niepoort

Dirk Niepoort foi um dos responsáveis pela enorme transformação da região do Douro nas últimas décadas e a sua linha de vinhos Redoma é central neste processo. Se no passado esta região era conhecida somente pelos vinhos do Porto, agora o Douro ganhou reputação também por seus vinhos tranquilos, elaborados, em sua maioria, a partir de cortes de uvas autóctones da região.  

O Redoma Branco é um exemplo. Na safra 2008 foi um corte de diversas uvas presentes na região, com destaque para Códega, Rabigato, Donzelinho, Viosinho e Arinto, provenientes de vinhas velhas (40 a 80 anos) das propriedades Quinta de Nápoles e Pinhão. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram prensadas durante a noite, sem maceração e o mosto decantado durante cerca de 24 horas à temperatura de 10°C. A fermentação, com uso de leveduras indígenas, ocorreu em barricas de carvalho francês de 228 litros a 18°C, nas quais estagiou por um período de nove meses em contacto com suas lias. O vinho não passou por fermentação malolática ou bâtonnage.

Degustando

A safra de 2008 foi bastante equilibrada no Douro, com boa pluviometria e um verão marcado por temperaturas mais baixas, contribuindo para vinhos mais frescos e elegantes. Estas características ficaram evidentes neste Redoma, que, mesmo com quase 13 anos na garrafa, esbanjou vivacidade e qualidade. No visual, mostrou coloração amarelo palha com reflexo esverdeado, com o olfativo marcado por aromas de frutas brancas (pera, pêssego branco), cítricos (lima da Pérsia) e ervas verdes, envolvidos por uma nota delicada de madeira.

Na boca, um Douro branco de boa acidez e corpo médio, com uma nota leve de madeira que lembrou a qualidade do uso do carvalho na Borgonha. Um vinho de uma certa untuosidade, textura equilibrada e boa profundidade de fruta, porém de muito frescor e elegância, com notas minerais e final de boca longo e ligeiramente salino. Os vinhos de Dirk Niepoort eram trazidos para o Brasil pela Mistral, mas recentemente a Grand Cru assumiu a representação no Brasil e essa cuvée, de uma safra mais recente, estava disponível no site da importadora a R$ 296,90 em janeiro de 2022.

Nome do VinhoRedoma BrancoSafra2008 Produtor Niepoort EnólogoDirk Niepoort Uvas Códega, Rabigato, Donzelinho, Viosinho, ArintoSoloXistoGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaVila Nova de Gaia (Douro)DenominaçãoDouroPaísPortugalAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilGrand Cru

O post Redoma Branco 2008, Niepoort apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.