Rêve Éphémère 2020, Jean-François Essler

Mais um vinhateiro para ficar de olho nesta nova geração de produtores do Jura. Jean-François Essler, após alguns anos de experiência como caviste, optou em 2017 partir para a produção própria de vinhos. Decidiu se estabelecer em Val-Sonnette, na parte sul do Jura, e nos primeiros anos trabalhou sobretudo com a Chardonnay, uva mais cultivada desta região.

O Rêve Éphémère 2020 é sua primeira cuvée tinta, elaborada a partir de uma pequena parcela de Poulsard, chamada En Chaffandeau e cultivada de forma orgânica e com uso de princípios biodinâmicos. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram 100% desengaçadas para maceração de oito a dez dias, com pigéage no final, e fermentação com uso de leveduras indígenas. Com o objetivo de preservar o frescor, o vinhateiro optou por manter o vinho por seis meses em cubas de inox, ao invés de barris de carvalho. Antes do engarrafamento, o vinho recebeu leve adição de sulfitos (2gr/hl), sem filtração ou colagem.

Degustando

Um vinho fresco e muito fácil de beber, que rapidamente evidenciou sua tipicidade como Poulsard. No visual, mostrou coloração rubi bem brilhante e baixa concentração, enquanto no olfativo abriu com leves notas de suor e bacon, mas rapidamente os aromas de frutas vermelhas frescas ganharam espaço, com leve toque de especiarias.

Na boca, se mostrou levemente frizante, com alta acidez, corpo médio e taninos macios.  Um Poulsard de estilo glou-glou, com ótima presença de frutinhas vermelhas picantes no palato, um vinho delicioso para matar a sede. Os vinhos de Jean-François Essler não são importados para o Brasil e esta cuvée pode ser encontrada na França na faixa de € 25.

Nome do VinhoRêve ÉphémèreSafra2020Produtor Jean-François EsslerVinhateiroJean-François EsslerUvaPoulsardSoloCalcárioGraduação Alcoólica11,5%Sede da vinícolaVal-Sonnette (Bourgogne-Franche-Comté)DenominaçãoVin de FrancePaísFrançaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilNão é importado

O post Rêve Éphémère 2020, Jean-François Essler apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.