Rosemberg Gewürtztraminer 2009, Domaine Barmès-Buecher

A Domaine Barmès-Buecher foi uma das pioneiras no cultivo biodinâmico na Alsácia (certificados Biodyvin desde 2001) e trabalha suas vinificações de forma quase natural, com mínima intervenção e processos determinados pelo calendário lunar. Seus vinhedos se espalham por nove lieux-dits diferentes e um deles, Rosemberg, tem a maior diversidade de variedades. A partir deste vinhedo, a vinícola elabora uma parte importante de seus vinhos de terroir, com quatro cepas distintas: Riesling, Pinot Blanc, Gewürtztraminer e Pinot Gris.

O Rosemberg Gewürtztraminer 2009 foi elaborado com uvas deste vinhedo de solos calcários e orientação leste e nordeste. Segundo a própria vinícola, é um terroir propício para vinhos de guarda, que ganham complexidade com tempo de garrafa. Na vinificação, após colheita manual, as uvas foram fermentadas exclusivamente com leveduras indígenas, para posterior estágio em tanques de inox. O vinho foi engarrafado com leve adição de sulfitos, sem filtração ou colagem.

Degustando

Um Gewürtztraminer com marcada presença de dulçor residual, um vinho semi-seco mais poderoso e gordo, que todavia, se mostrou plenamente integrado. No visual, mostrou coloração dourada brilhante, com o olfativo caracterizado por aromas de botritis, mel e geleia de pimenta, com notas de casca de laranja, lichia e água de rosas.

Na boca, um vinho de acidez média, corpo médio a alto, untuoso e com textura destacada. Longe de ser um vinho vertical, se mostrou muito redondo e complexo, com muita presença de fruta também no palato. Um vinho de contemplação, com muita persistência e equilíbrio, que pode servir também como companhia para uma sobremesa menos doce. Algumas das cuvées da Barmès Buecher são trazidas para o Brasil pela 011 Import, mas este vinho, anteriormente importado pela Casa Flora, não está disponível. Na Europa, custa na faixa de € 20.

Nome do VinhoRosemberg Gewürtztraminer Safra2009Produtor Domaine Barmés-BuecherEnólogoMaxime Barmés Uva Gewürtztraminer SoloCalcárioGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaWettolsheim (Alsace) DenominaçãoAlsacePaísFrançaAgriculturaBiodinâmicaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilCasa Flora

O post Rosemberg Gewürtztraminer 2009, Domaine Barmès-Buecher apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.