Rosso di Valtellina 2010, Arpepe

A Valtellina, região situada na Lombardia, quase na fronteira da Suíça, é uma das pérolas da viticultura italiana. Além de suas belezas naturais, esta área é conhecida pela expressão única que traz para a Nebiollo, chamada de Chiavennasca nesta região. Para vinhos tranquilos, são duas denominações de origem distintas, uma para vinhedos de maior altitude, acima de 400 metros (Valtellina Superiore) e outra para os mais baixos (Rosso di Valtellina).

O Rosso di Valtellina 2010 pode ser considerado o vinho de entrada da Arpepe, tendo sido elaborado pela primeira vez em 2003. Foi produzido a partir de cerca de oito hectares de vinhedos de agricultura sustentável, compostos por vinhas velhas ( acima de 50 anos) plantadas nos solos de arenito e granito decomposto da região, entre 350 e 400 metros de altitude. Na vinificação, a fermentação com uso de leveduras indígenas foi realizada em botti, grandes tanques de carvalho de cinco mil litros, com maceração de quatro dias. O vinho passou seis meses nestes tanques, para posteriormente ficar mais dois meses em tanques de aço inox e concreto e um mês em garrafas, antes do lançamento.

Degustando

O próprio produtor, um dos mais tradicionais da Valtellina, considera esta cuvée como a sua mais acessível, podendo ser consumida mais rapidamente. Mas isso não significa, de forma alguma, que não evolua muito bem. No visual, mostrou coloração granada e concentração média a baixa, como o olfativo marcado por aromas de piche, alcatrão e frutas vermelhas (cereja), acompanhados por aromas de couro e funghi.

Na boca, um Nebbiolo de acidez elevada, taninos presentes e perfeitamente integrados, além de corpo médio. Um vinho com boa textura e frescor, já trazendo múltiplas camadas e se mostrando rico, com elegância. Está em seu ápice, combinando também no palato notas primárias e terciárias. Os vinhos da Arpepe são trazidos para o Brasil pela Decanter e esta cuvée pode ser encontrada em lojas online, para safras mais recentes, na faixa de R$ 400.

Nome do VinhoRosso di ValtellinaSafra2010Produtor ArpepeEnólogaIsabella Pellizzatti PeregoUvaNebbioloSoloArenito e GranitoGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaSondrio (Lombardia)DenominaçãoRosso di Valtellina DOCPaísItáliaAgriculturaSustentávelVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilDecanter

O post Rosso di Valtellina 2010, Arpepe apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.