Rosso R 2012, Le Coste

Gian Marco Antonuzi e Clémentine Bouvéron iniciaram o projeto Le Coste em 2004, com a compra de três hectares na região do Lago Bolsena. Desde então, ganharam fama com a elaboração de vinhos mais acessíveis (a linha Litrozzo é seu carro-chefe de vendas) de baixíssima intervenção, explorando os solos vulcânicos da região em torno de Gradoli. Porém, alguns de seus vinhos tem uma pegada “mais séria”, mas sempre dentro da filosofia dos vinhos naturais.

O Rosso R 2012 é um exemplo. Foi elaborado a partir de vinhas velhas (acima de 50 anos) de Sangiovese plantadas em gobelet no vinhedo La Chiesa, complementado por uvas de outros vinhedos. Na vinificação, as uvas foram 100% desengaçadas e passaram por maceração de cinco semanas e fermentação com uso exclusivo de leveduras indígenas. Após 22 meses de estágio em barris franceses usados de 600 litros, foi engarrafado sem colagemfiltração ou adição de sulfitos.

Degustando

Ao contrário de muitos vinhos da Le Coste, a proposta desta cuvée é algo mais próxima de um Riserva, sempre mantendo, porém, os princípios da vinificação natural. E o vinho correspondeu às expectativas. No visual, mostrou coloração rubi brilhante e baixa concentração, com o olfativo inicialmente marcado por aromas intensos de redução e removedor de esmalte. Porém, após mantê-lo por algum tempo em carrafe (mais de duas horas), estas notas perderam intensidade, com uma presença de frutas vermelhas frescas (cereja escura) ganhando destaque, acompanhadas por notas de especiarias.

O palato, porém, se mostrou muito mais interessante, com alta acidez, corpo médio e taninos granulosos já integrados. Um Sangiovese com muita tensão, frescor e boa profundidade, que trouxe uma ótima presença de fruta bem fresca na boca. Daqueles vinhos que requerem paciência, que, porém é recompensada por muita pureza e qualidade de fruta. Algumas das cuvées da La Coste são importadas pela Cave Léman, mas este vinho não estava disponível no site da importadora. Na Europa, é um vinho negociado na faixa de € 45.

Nome do VinhoRosso RSafra2012Produtor Le CosteEnólogosGian Marco Antonuzi, Clémentine BouvéronUvaSangioveseSoloVulcânicoGraduação Alcoólica13%Sede da VinícolaGradoli (Lazio)PaísItáliaAgriculturaBiodinâmicaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilCave Leman

O post Rosso R 2012, Le Coste apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.