Rostro 2017, Domaine de L’Ecu

Fred Niger, responsável e enólogo-chefe da Domaine de L’Ecu, certamente é um homem de mente inquieta. Além de elaborar alguns dos vinhos mais autênticos do Loire, resolveu expandir seus horizontes, lançando um novo projeto: Les Temps de Copains (que pode ser traduzido como “Tempo dos Amigos”). A proposta foi no sentido da elaboração de pequenos lotes de vinhos em parceria com vinhateiros amigos, que fazem parte, assim, como Niger, da associação Renaissance des Appellations ou que tenham vinhos certificados pela Biodyvin.

O  monovarietal de Cinsault Rostro foi resultado desta iniciativa. No caso, a parceria foi com Théophile Milan, da Domaine Milan, da Provence. As uvas, de cultivo orgânico e biodinâmico, são provenientes de um dos lotes plantados em solos com alta concentração de calcário, na Domaine Milan, próximo a Saint-Remy de Provence. Após colheita manual, as uvas passaram por maceração curta de oito dias, com fermentação usando exclusivamente leveduras indígenas. O vinho fez estágio de nove meses em ânforas de 1.000 litros, sendo engarrafado sem colagem, filtração ou adição de sulfitos.

Degustando   

Um vinho de muita vivacidade e múltiplas dimensões, pode ser chamado de glou glou, porém trouxe uma variedade incrível de aromas e sabores. No visual, mostrou coloração romã com baixa concentração e muita turbidez. Já no olfativo, apresentou aromas intensos de frutas vermelhas (destaque para framboesa) e especiarias (pimenta branca e especiarias doces), com notas de giz, hortelã e toque salino.

Na boca, um vinho de acidez marcante, taninos picantes e já integrados, e corpo médio. Mostrou diversas camadas, com uma muita fruta fresca, uma textura muito definida e um frescor peculiar, com uma discreta salinidade. É um daqueles vinhos de pegada mais natural, mas com mais complexidade e sem alguns dos defeitos muitas vezes vistos em vinhos deste segmento. Algumas das cuvées da Domaine de L’Ecu foram trazidas para o Brasil pela VinhoMix em meados de 2021, porém este vinho, adquirido a R$ 289, já estava esgotado na importadora em setembro de 2021.

Nome do VinhoRostroSafra2017Produtor Domaine de L’ÉcuEnólogosFred Niger, Théophile MilanUvaCinsaultSoloCalcárioGraduação Alcoólica12%RegiãoLe Landreau (Loire-Atlantique)DenominaçãoVin de FrancePaísFrançaAgriculturaBiodinâmicaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilVinho Mix

O post Rostro 2017, Domaine de L’Ecu apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.