Ruf y Ann 2019, Microbio Wines

A Microbio Wines foi fundada em 1998, como um projeto paralelo do enólogo Ismael Gonzalo. Foi somente a partir de 2013 que ele resolveu concentrar a maior parte de suas energias em seu projeto solo, com foco na elaboração de vinhos de baixíssima intervenção. Boa parte de seus vinhos são feitos a partir da variedade Godello, mas Gonzalo também obteve ótima exposição pelos seus tintos.

O Ruf y Ann 2019 foi elaborado a partir da casta Rufete, que é mais popular na região portuguesa do Douro, mas também conta com vinhedos em Castilla y Leon, na Espanha. As uvas usadas são de cultivo orgânico, não certificado, plantadas a cerca de 900 metros de altitude em solos de granito. Na vinificação, após colheita manual, 50% das uvas foram desengaçadas, com as demais maceradas com cachos inteiros, para fermentação com uso exclusivo de leveduras indígenas. O vinho passou por nove meses em barricas usadas e foi engarrafado sem adição de sulfitos, colagem ou filtração.

Degustando

Um vinho de muita energia e vibração, que combinou frescor, boa estrutura e muita presença de fruta fresca, tanto na boca como no nariz. No visual, mostrou coloração púrpura com baixa a média concentração, enquanto o olfativo foi marcado por aromas de frutas vermelhas e negras (cereja madura e amora), com notas florais (violeta) e leve presença de acidez volátil.

Na boca, um monovarietal de alta acidez (inclusive volátil), corpo médio, boa textura, com taninos arenosos e presentes. Apesar da destacada presença de fruta na boca, a acidez predominou, resultando em um vinho fresco e de muita vivacidade. Os vinhos da Microbio Wines não são importados para o Brasil e na Europa esta cuvée é vendida na faixa de € 21

Nome do VinhoRuf y AnnSafra2019Produtor Microbio WinesEnólogoIsmael GozaloUvaRufeteSoloGranitoGraduação Alcoólica12,8%Sede da vinícolaNieva (Castilla y Leon)DenominaçãoVino de EspañaPaísEspanhaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoNaturalImportador no BrasilNão é importado

O post Ruf y Ann 2019, Microbio Wines apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.