Rully Les 4 Vignes 2015, Michel Briday

Os vinhos da denominação de origem Rully são conhecidos pela sua boa relação custo-benefício, sobretudo nas safras de ótima qualidade. Nestas colheitas, as condições climáticas permitem que seus vinhedos, que muitas vezes mostram dificuldades para produzir uvas de maturação ideal, atinjam seu pleno potencial. E este foi o caso de 2015, uma safra que, para muitos, fica entre as melhores das últimas décadas.

Como o nome indica, o Rully Les 4 Vignes foi elaborado a partir de uvas de agricultura sustentável (seguindo os conceitos do movimento Terra Vitis desde 2014), provenientes de quatro vinhedos distintos, com grande proporção de vinhas velhas (idade média de 50 anos). Na vinificação, após maceração pré-fermentativa de três dias, as uvas de cada parcela (vinificadas individualmente) foram 100% desengaçadas e fermentaram, com uso de leveduras indígenas, em tanques de concreto por cerca de três semanas. O vinho passou por estágio de 18 meses em barricas de carvalho (boa parte delas usadas), para posteriormente receber leve filtração antes do engarrafamento.

Degustando

Um vinho já em seu ponto ideal, conseguindo combinar boa presença de frutas com notas terciárias, tanto no olfativo como gustativo. No visual, mostrou coloração rubi brilhante e baixa concentração, já com halo granada, enquanto no nariz mostrou aromas de frutas maduras, café, tostado, com uma nota sanguínea e de charcutaria.

Na boca, um Pinot Noir de acidez marcante, taninos bem presentes e corpo médio. Um vinho já pronto, com boa profundidade e várias camadas, com mais peso de boca, em um conjunto agradável e de certa rusticidade. É importado para o Brasil pela Anima Vinum e, embora sem a elegância de vinhos de denominações mais nobres, é um bom custo-benefício a R$ 342 em setembro de 2021.

Nome do VinhoRully Les 4 Vignes Safra2015Produtor Michel BridayEnólogoStéphane BridayUvaPinot NoirSoloCalcárioGraduação Alcoólica13,2%RegiãoRully (Bourgogne-Franche-Comté)DenominaçãoRullyPaísFrançaAgriculturaSustentávelVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador no BrasilAnima Vinum

O post Rully Les 4 Vignes 2015, Michel Briday apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.