Saint-Aubin 1er Cru Sur Gamay 2008, Deux Montille

Hubert de Montille foi um dos principais nomes da vinicultura tradicional da Borgonha nas últimas décadas e o responsável pelo rápido crescimento da vinícola que levou seu nome. Após seu falecimento em 2014, a Domaine de Montille passou a ser administrada integralmente pelos filhos Etienne e Alix de Montille. O envolvimento dos irmãos com o vinho, porém, começou bem antes, incluindo a criação da Deux Montille, que concentrou a atividade de négociant da família;

O Saint-Aubin 1er Cru Sur Gamay 2008 faz parte da linha de vinhos elaborados com uvas compradas de terceiros, recentemente renomeada Maison Montille. Mesmo sem a posse dos vinhedos, também nesta linha há participação total dos Montille na viticultura, adotando procedimentos em linha com aqueles praticados nos vinhedos próprios. Após colheita manual e leve prensagem, o mosto foi colocado em barris de 600 e 228 litros, onde ocorreram as fermentações alcoólica e malolática, ambas naturais. O vinho passou por cerca de 12 meses em barricas de carvalho Allier (nesta safra apenas 5% novas) e mais seis meses em aço inoxidável, sendo engarrafado após leve colagem e filtração.

Degustando

Após uma experiência recente muito ruim com a safra 2005 da mesma cuvée (o vinho estava irremediavelmente oxidado), desta vez este Premier Cru atendeu às expectativas. Importante destacar que nesta safra foram usados vedantes DIAM, ao contrário das rolhas de cortiça tradicional usadas em 2005. No visual, mostrou coloração dourada, com o olfativo dominado por aromas de frutas brancas (pêssego) e cítricas, com notas discretas de manteiga e tostado, com toque de maresia.

Na boca, um Chardonnay vibrante, de alta acidez e corpo médio. Um vinho fresco e de boa estrutura e textura, com presença de notas de frutas de caroço e cítricas também no palato. Desta vez o vinho se mostrou no seu auge, equilibrado e com muita tensão e leve untuosidade. Mais elegante e vertical do que complexa, esta cuvée é trazida para o Brasil pela Vinci, com uma safra mais recente disponível a R$ 665 em janeiro de 2022.

Nome do VinhoSaint-Aubin 1er Cru Sur Gamay Safra2008Produtor Deux Montille Sœur FrèreEnólogoBrian Sieve Uva ChardonnaySoloArgilo CalcárioGraduação Alcoólica12,5%Sede da VinícolaVolnay (Franche-Comté)DenominaçãoSaint-Aubin Premier CruPaísFrançaAgriculturaOrgânicaVinificaçãoBaixa IntervençãoImportador Mistral

O post Saint-Aubin 1er Cru Sur Gamay 2008, Deux Montille apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.