Saint-Aubin Premier Cru En Remilly 2019, Sylvain Langoureau

Fundada em 1998, a Domaine Sylvain Langoureau cultiva parcelas em algumas das principais denominações de origem da Côte de Beaune, como Meursault, Puligny, Chassagne e Saint-Aubin. Um dos principais destaques fica com uma parcela no climat Premier Cru En Remilly, um dos melhores vinhedos de Saint-Aubin. Com foco sobretudo na Chardonnay, que ocupa 75% de seus vinhedos, a vinícola conta também com a consultoria de uma das estrelas ascendentes da Borgonha, Sylvain Pataille.

Este Saint-Aubin Premier Cru En Remilly 2019 foi elaborado a partir das uvas provenientes de uma parcela de 1,75 hectare de exposição sudoeste, plantada em 1990 e cultivada de modo sustentável. Após colheita manual, as uvas passaram por maceração a frio de 24 horas, com fermentação somente com leveduras indígenas. O vinho passou por 10 meses em barris de carvalho (20% novo e 80% usado) e recebeu leve filtragem e colagem antes do engarrafamento.

Degustando

Um Saint-Aubin com muita personalidade e mineralidade que, porém, acabou chamando a atenção também por uma presença mais destacada de álcool tanto no olfativo como gustativo. No visual, mostrou coloração amarelo brilhante, com o nariz marcado por aromas minerais e químicos (giz, pedra molhada e massa de vidro), acompanhados por notas cítricas, ervas secas, pêssego amarelo, abacaxi e um toque lácteo (manteiga) e de álcool.

No palato, um vinho de boa acidez, corpo médio e textura bem marcante. Um Chardonnay que encheu a boca, com untuosidade e boa estrutura, embora ainda muito jovem. Mostrou boa presença de frutas brancas também na boca, porém com uma nota de álcool que tirou parte de seu brilho. Os vinhos de Sylvain Langoureau são trazidos para o Brasil pela Cellar e esta cuvée estava disponível no site da importadora a R$ 385 em fevereiro de 2022.

Nome do VinhoSaint-Aubin Premier Cru En RemillySafra2019Produtor Sylvain LangoureauEnólogoSylvain LangoureauUvaChardonnaySoloCalcárioGraduação Alcoólica15,3%RegiãoSaint Aubin (Bourgogne-Franche-Comté)DenominaçãoSaint-Aubin Premier CruPaísFrançaAgriculturaSustentávelVinificaçãoConvencionalImportador no BrasilCellar

O post Saint-Aubin Premier Cru En Remilly 2019, Sylvain Langoureau apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.