Saint-Romain Blanc 2018, Renaud Boyer

Renaud Boyer vem de uma família de vinicultores da Borgonha, mas não começou pelo caminho mais tradicional, ou seja, trabalhar na vinícola de seu pai.  Com formação em engenharia, Renaud recebeu em 2001 uma oferta para assumir os vinhedos de seu tio Thierry Guyot, em Saint-Romain, vinhedos que já estavam sendo cultivados de forma orgânica desde 1986.

Destes vinhedos em Saint-Romain, atualmente cultivados e certificados orgânicos e biodinâmicos (Demeter) foi elaborado o Saint-Aubin Blanc 2018. É uma das cuvée de maior produção da vinícola, produzida com fermentação utilizando somente leveduras indígenas e estágio em barricas antigas. O vinho não teve adição de sulfitos e foi engarrafado sem colagem ou filtração.

Degustando

Um daqueles vinhos de baixa intervenção que podem ser descritos como “limítrofes”. Para quem aprecia vinhos de menor intervenção, apresentou qualidades suficientes para compensar algumas falhas. Já quem tem menor tolerância para redução e acidez volátil, a percepção pode ter sido distinta. No visual, mostrou coloração amarelo palha com turbidez, com o nariz marcado por aromas de frutas e flores brancas, com notas de caju, redução e acidez volátil.

Na boca, um vinho de acidez bem alta e corpo médio, que se destacou pelo frescor e verticalidade. Sem grande profundidade ou complexidade, mostrou uma textura agradável e boa presença de fruta também no palato, com discreta nota salina. Os vinhos de Renaud Boyer são trazidos para o Brasil pela Cave Leman, mas esta cuvée já estava esgotada no site da importadora. Na Europa, custa na faixa de € 42.

Nome do VinhoSaint-Romain BlancSafra2018Produtor Domaine Renaud BoyerEnólogoRenaud BoyerUva ChardonnaySoloArgilo CalcárioGraduação Alcoólica13,65%Sede da VinícolaMeursault (Franche-Comté)DenominaçãoSaint-RomainPaísFrançaAgriculturaOrgânica e biodinâmica certificadasVinificaçãoNauralImportador Cave Leman

O post Saint-Romain Blanc 2018, Renaud Boyer apareceu primeiro em Wine Fun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.